O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), instituição presidida pelo presidente, Paulo Carneiro, realizou essa semana em parceria com Sindicato Rural de Gurupi, o Curso de Trabalhador na Sanidade Animal para Bovinocultura de Leite, o curso foi ministrado para produtores rurais e alunos da UFT de Gurupi.
por Redação
O principal objetivo do curso foi levar conhecimento e técnicas adequadas de como cuidar melhor do seu rebanho, uma vez que este tipo de treinamento faz também com que o produtor consiga melhorar cada vez mais sua produção.
Segundo a instrutora do curso Célia Rodrigues Toledo, ela relatou sobre os principais assuntos relacionados aos cuidados diários com o rebanho, como por exemplo, para melhorar a produtividade na Pecuária Leiteira o manejo sanitário deve ser realizado considerando as ocorrências das doenças no rebanho, pois somente com os dados anteriores é que se pode analisar e tomar iniciativas para suprimir ou implementar medidas a fim de evitar que os animais venham a contrair doenças que possam prejudicar a produção leiteira, evidenciando que a produção está alicerçada em quatro pontos chaves: genética, nutrição, sanidade e manejo.
“O manejo sanitário consiste num conjunto de atividades regularmente planejadas e direcionadas para a prevenção e manutenção da saúde dos animais, dessa forma, objetivou-se com o curso ensinar as formas de como prevenir a ação dos agentes patogênicos sobre os animais, utilizando medidas de higiene e de profilaxia sanitária (limpeza e higienização das instalações zootécnicas, medidas de profilaxias como vacinação, vermifugação, banho e carrapaticidas, também foi abordado a forma correta de como fazer a higienização na hora da coleta do leite, higienizando de forma certa para não haver contaminação do leite na hora da coleta”, explicou a instrutora.
Segundo o aluno Lucas Silva Tosta, o curso é perfeito por que ensina a capacitar o produtor ou trabalhador rural no manejo de bovinos de maneira correta e eficiente, visando produzir leite com qualidade e também ensina melhorar a qualidade de vida dos animais. “Estou muito feliz em participar do curso, aprendi novas técnicas que sei que levarei para o resto da minha vida, é um curso que todo produtor deveria fazer, pois nos ensina como lidar com animal de forma correta. ” Comentou Lucas.