Foram publicadas neste domingo, 09, quatro reportagens com matérias de conteúdos gravíssimos com supostas mensagens entre integrantes da Lava Jato em Curitiba. Em nota publicada no site do Ministério Público Federal do Paraná (MPF) informou ocorrência de ataque criminoso à força tarefa da Lava Jato.
por Wesley Silas
Conforme o site intercept Brasil mensagens trocadas entre integrantes da Lava Jato, dentre eles, o procurador Deltan Dallagnol, e outras pessoas importantes, como o ex-juiz Sergio Moro. em Curitiba chegaram à redação do jornal por uma fonte anônima.
A série “As mensagens secretas da Lava Jato” rendeu quatro reportagens:
A parte I levou o título: Como e por que o Intercept está publicando chats privados sobre a Lava Jato e Sergio Moro,
Diante a gravidade das matérias, a força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal no Paraná (MPF) publicou uma nota (leia aqui a íntegra da nota) informando que seus membros foram vítimas de ação criminosa de um hacker que praticou os mais graves ataques à atividade do Ministério Público, à vida privada e à segurança de seus integrantes.
“Dentre as informações ilegalmente copiadas, possivelmente estão documentos e dados sobre estratégias e investigações em andamento e sobre rotinas pessoais e de segurança dos integrantes da força-tarefa e de suas famílias”, informou.
Fake News/deturpar os fatos
Na nota o MPF considerou que “é de se esperar que a atividade criminosa continue e avance para deturpar fatos, apresentar fatos retirados de contexto, falsificar integral ou parcialmente informações e disseminar fake news.”
O procurador Deltan Dallagnol também se posicionou em seu twitter sobre o ataque.
“Como o assunto foi polêmico, gerou algumas interpretações equivocadas. Para esclarecer, o MPF elaborou um documento de perguntas e respostas que explica em detalhes. Compartilhe e ajude a divulgar as informações corretas!”, escreveu.
Como o assunto foi polêmico, gerou algumas interpretações equivocadas. Para esclarecer, o MPF elaborou um documento de perguntas e respostas que explica em detalhes. Compartilhe e ajude a divulgar as informações corretas! https://t.co/Qd8RPPsHZp
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) 14 de março de 2019