Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 10 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Sonora Brasil traz a Pisada dos Cocos para Gurupi
Cidades

Sonora Brasil traz a Pisada dos Cocos para Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins10 de junho de 2017 - 10:202 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Uma amostra das variantes do coco. Essa é a proposta do Sonora Brasil 2017 que o Sesc realiza em Gurupi.

Neste domingo (11), às 19h30 acontece a Mini Mostra Sonora Brasil em Gurupi, com o Samba de Pareia (SE). O evento acontece no auditório do Centro de Atividades de Gurupi (setor Engº Waldir Lins).

Na mini mostra gurupiense a entrada será gratuita.
Sonora Brasil Sesc
O Sonora Brasil Sesc tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música brasileira. Busca difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é outro objetivo do projeto, por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade musical, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão musical no país.

Pisada dos Cocos

 Na Pisada dos Cocos apresenta as variantes dessa expressão lítero-cênico-musical típica do nordeste brasileiro. Coco de roda, samba de coco, coco de zambê, coco de pareia, coco furado, coco de embolada. As variantes que justificam a denominação “cocos” são muitas. O Sonora Brasil 2017 apresentará dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior. O coco é uma prática coletiva encontrada em áreas urbanas e rural, onde a dança e a música, integradas, estão presentes nos terreiros, nas festas populares e em ritos religiosos. Nele, cantadores e dançadores são acompanhados alternadamente por instrumentos de percussão, por palmas ou pela batida dos pés, marcadoras do andamento, na simulação da pisada que prepara o chão batido.

Os participantes do Na pisada dos cocos são pessoas de cidades do interior do Brasil, que se expressam através do canto e da dança. As imagens mostram a espontaneidade dos integrantes desses grupos, além de destacar o colorido e o estampado dos tecidos das roupas típicas.

gurupi Pisada dos Cocos Sesc Sonora Brasil
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Remake no Palácio Araguaia: a velha trama da sucessão volta a assombrar a política do Tocantins em 2026

9 de março de 2026 - 19:55

Circuito Tocantinense da Pesca deve injetar R$ 50 milhões na economia e consolidar Estado como polo nacional do turismo de pesca

9 de março de 2026 - 17:52

Justiça anula venda ilegal de casa do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Talismã

9 de março de 2026 - 15:04

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

Motorista morre em colisão frontal na BR-153 entre Gurupi e Cariri, no sul do Tocantins

8 de março de 2026 - 18:33
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.