Um motorista de uma carreta tipo bitrem, M.BENZ Axor 2544, placas do Tocantins, carregada de soja em grãos, tombou no início da tarde desta quinta-feira, 30, no Km 649,9 da BR 153, próximo a ponte do Rio Dueré. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista afirmou que o acidente aconteceu quando ele tentou desviar de um buraco e caiu em outro.
“Além de buracos, outro fator que contribui para a ocorrência do acidente foi a velocidade incompatível desenvolvida. A velocidade máxima permitida para veículos de carga é de 80 km/hora. O disco de tacógrafo do veículo apresentava picos de quase 110km/h momentos antes do acidente”, apontou a PRF.
Ainda conforme a PRF, houve interdição parcial por quase 4h:50min. durante o destombamento e retirada do caminhão. Uma fila de 7,5km se formou nos dois sentidos durante o fechamento da via.
A quantidade de buracos tem chamado a atenção de quem passa pelo trecho. Ontem a noite funcionário público, Carlos Alberto Barbosa da Silva, fez questão de contar os veículos que estavam quebrados no acostamento da rodovia no percurso entre Aliança do Tocantins a Gurupi. “Eu sempre vou a Aliança e sempre faço questão de contar a quantidade de carros quebrados. Ontem a noite quando eu voltava de Aliança para Gurupi tinha 28 carros quebrados e uma carreta cegonha tombada próxima da ponte de Rio Dueré por causa dos buracos”, alerta Carlos Alberto.
Conforme já foi mostrado por este Portal de Notícias no mês passado, desde setembro de 2014, o DNIT não pode atuar no trecho entre Aliança do Tocantins a divisa dos estados do Tocantins com Goiás e falta de manutenção pela concessionária do trecho, a Galvão Engenharia, envolvida no esquema de corrupção da Operação Lava Jato, tem provocado acidentes e colocado a vida de milhares de pessoas em risco.