Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 29 setembro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Tocantins tem mais de 5 mil crianças e adolescentes com necessidades especiais
Destaques

Tocantins tem mais de 5 mil crianças e adolescentes com necessidades especiais

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins30 de agosto de 2019 - 09:302 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Semana Nacional da Criança Excepcional é comemorada no mês de agosto.

por Redação

No Tocantins, quase 27 mil pessoas apresentam algum tipo de deficiência motora, visual ou mental, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na faixa etária de 10 a 15 anos, o total é 5.749 crianças e adolescentes com características excepcionais no Estado. Índices nacionais apontam que 23,91% da população possuem algum tipo de deficiência, o que corresponde a um total de 45,6 milhões de pessoas.

A Semana Nacional da Criança Excepcional é comemorada do dia 21 a 28 de agosto, com o objetivo de celebrar e, também, alertar sobre o preconceito. E mesmo com a vigência da Lei Brasileira de Inclusão ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, sancionada em julho de 2015, muito ainda precisa ser feito por esses mais de 40 milhões de brasileiros.

Para o psicólogo da Unimed Palmas, Hudson Eygo Soares Mota, a Semana foi criada com o objetivo de combater a intolerância. “O foco principal da campanha é de desconstruir preconceitos arraigados, que foram socialmente construídos a cerca das necessidades específicas de crianças excepcionais. Nossa sociedade ainda tem muito que avançar quando o assunto é inclusão e efetivação dos direitos de pessoas com deficiência”, ressaltou.

Ainda de acordo com o profissional é preciso estimular as virtudes de cada um, independente da sua limitação. “Não se deve focar na deficiência, o foco de atuação são os seres humanos e suas potencialidades. Como psicólogo, tento orientar e compreender quais marcos do desenvolvimento são esperados para uma criança naquela faixa etária e traço uma linha de trabalho com foco na estimulação destas crianças”, enfatizou o psicólogo.

APAE Necessidades especiais tocantins
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Infarto pode começar com falta de ar, suor frio e mal-estar antes da dor intensa no peito

29 de setembro de 2026 - 11:38

Gurupi: PF investiga extração ilegal de minério e lavagem de dinheiro

29 de setembro de 2026 - 11:18

Superlotação na Unidade Penal de Natividade leva à transferência de seis presos após atuação do MPTO

29 de setembro de 2026 - 11:08

Veja qual é o caminho do voto depois de encerrada a votação

28 de setembro de 2026 - 21:55

Após 80 anos, o que aproxima (ou não) proibições de cassinos pelo general Gaspar Dutra e bets pelo presidente Lula?

28 de setembro de 2026 - 12:43

O que acontece com o corpo durante a anestesia geral? Médica explica como o organismo é monitorado

28 de setembro de 2026 - 12:26
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.