Durante a visita do governador Mauro Carlesse nas instalações da Unidade Penal de Cariri (UTPC), o proprietário da Verdi Sistemas Construtivos, Carlos Deboni, empresa responsável pela obra falou ao Portal Atitude sobre a estrutura que tem capacidade para receber 21% dos 3.502 presos no Estado, prometendo assim minimizar a superpopulação carcerária nos presídios do Estado. “São 600 vagas com área de trabalho para que toda população carcerária possa ter atividades laborais e isso é bastante interessante para sociabilização das pessoas”, disse Carlos Deboni.
por Wesley Silas
O governador, Mauro Carlesse, vistoriou as obras de reforma do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA) e de construção da Unidade Penal de Cariri (UTPC), localizado no município.
“Não são obras que gostaríamos de construir, mas são necessárias e vão dar mais dignidades e condições de ressocialização aos apenados”, disse o governador.
Os recursos para a construção da unidade prisional são da ordem de R$ 34 milhões, oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), via transferência para o Fundo Penitenciário Estadual (Funpes), e da Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins.
O proprietário da empresa Verdi Sistemas Construtivos, Carlos Deboni, responsável pela obra afirmou ao Portal Atitude que a obra está, praticamente pronta para ser entregue ao Estado.
“Hoje estamos trabalhando apenas na limpeza e acabamentos finais e os serviços estão todos executados e até o final desta semana ela esta em condições para que o Estado possa assumir e coloca-la em uso”, disse.
Ele comentou também sobre a segurança da nova planta prisional do Tocantins.
“É um projeto de excelente condições de segurança que temos desenvolvido ele há 15 anos. Já fizemos 100 unidades prisionais no Brasil com este projeto que é bastante solidificado para o uso prisional para recuperação dos apenados”, disse. “A fuga é controlada por seres humanos e às vezes pode falar também, mas ela propicia condições excelente para inteira segurança”, completou.
No último levantamento do Banco Nacional de Monitoramento de Presos (BNMP), publicado em maio de 2018, Tribunal de Justiça do Tocantins informou que existem 3.502 presos no Estado, sendo 3.369 homens e 152 mulheres. Com isso, a Unidade Penal de Cariri (UTPC) terá, então, capacidade para abrigar 21% dos presos do Tocantins que terão celas 15 m² e cada uma poderá receber até 08 presos.
“São 600 vagas com área de trabalho para que toda população carcerária possa ter atividades laborais e isso é bastante interessante para sociabilização das pessoas que aqui estarão. Tem todos os serviços de apoio de uma casa prisional como cozinha industrial, lavanderia, enfermaria, espaço para receber familiares; então é uma casa completa e todos os raios tem o parlatório que é uma área segura para os advogados entendam com os presos”, explicou o construtor que defendeu que o a conclusão da obra durou 08 meses.