Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 3 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Unidade Penal de Cariri está praticamente pronta para receber 600 presos
Destaques

Unidade Penal de Cariri está praticamente pronta para receber 600 presos

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins29 de abril de 2019 - 23:383 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Durante a visita do governador Mauro Carlesse nas instalações da Unidade Penal de Cariri (UTPC), o proprietário da Verdi Sistemas Construtivos, Carlos Deboni, empresa responsável pela obra falou ao Portal Atitude sobre a estrutura que tem capacidade para receber 21% dos 3.502 presos no Estado, prometendo assim minimizar a superpopulação carcerária nos presídios do Estado. “São 600 vagas com área de trabalho para que toda população carcerária possa ter atividades laborais e isso é bastante interessante para sociabilização das pessoas”, disse Carlos Deboni.

por Wesley Silas

O governador, Mauro Carlesse, vistoriou as obras de reforma do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA) e de construção da Unidade Penal de Cariri (UTPC), localizado no município.

“Não são obras que gostaríamos de construir, mas são necessárias e vão dar mais dignidades e condições de ressocialização aos apenados”, disse o governador.

Os recursos para a construção da unidade prisional são da ordem de R$ 34 milhões, oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), via transferência para o Fundo Penitenciário Estadual (Funpes), e da Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins.

“Não são obras que gostaríamos de construir, mas são necessárias”, disse o governador.

O proprietário da empresa Verdi Sistemas Construtivos, Carlos Deboni, responsável pela obra afirmou ao Portal Atitude que a obra está, praticamente pronta para ser entregue ao Estado.

“Hoje estamos trabalhando apenas na limpeza e acabamentos finais e os serviços estão todos executados e até o final desta semana ela esta em condições para que o Estado possa assumir e coloca-la em uso”, disse.

Ele comentou também sobre a segurança da nova planta prisional do Tocantins.

“É um projeto de excelente condições de segurança que temos desenvolvido ele há 15 anos. Já fizemos 100 unidades prisionais no Brasil com este projeto que é bastante solidificado para o uso prisional para recuperação dos apenados”, disse. “A fuga é controlada por seres humanos e às vezes pode falar também, mas ela propicia condições excelente para inteira segurança”, completou.

No último levantamento do Banco Nacional de Monitoramento de Presos (BNMP), publicado em maio de 2018, Tribunal de Justiça do Tocantins informou que existem 3.502 presos no Estado, sendo 3.369 homens e 152 mulheres. Com isso, a Unidade Penal de Cariri (UTPC) terá, então, capacidade para abrigar 21% dos presos do Tocantins que terão celas 15 m² e cada uma poderá receber até 08 presos.

“São 600 vagas com área de trabalho para que toda população carcerária possa ter atividades laborais e isso é bastante interessante para sociabilização das pessoas que aqui estarão.  Tem todos os serviços de apoio de uma casa prisional como cozinha industrial, lavanderia, enfermaria, espaço para receber familiares; então é uma casa completa e todos os raios tem o parlatório que é uma área segura para os advogados entendam com os presos”, explicou o construtor que defendeu que o a conclusão da obra durou 08 meses.  

São, aproximadamente, 75 celas de 15 m² e cada uma poderá receber até 08 presos
Cariri Carlos Deboni Mauro Carlesse Presídio Unidade Penal de Cariri (UTPC) Verdi Sistemas Construtivos
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Mais de 139 mil veículos devem trafegar pelas BRs 153 no Tocantins

2 de abril de 2026 - 08:47

Sermão da Montanha reúne fé, tradição e fortalece o turismo religioso em Gurupi

1 de abril de 2026 - 20:06

Em seu último dia na pasta, Luana Nunes inaugura USF Vila Íris provisória e ambulatório da Policlínica

1 de abril de 2026 - 17:35

Em comemoração aos 37 anos da OABTO, Sala da Advocacia é reinaugurada no Complexo de Delegacias de Paraíso do Tocantins

1 de abril de 2026 - 17:04

Eli Borges, pastor Assembleiano, entra na corrida ao Senado pelo Republicanos na base de Dorinha Seabra

1 de abril de 2026 - 16:11

“Amélio representa equilíbrio, estabilidade e segurança”, afirma Vicentinho Júnior

1 de abril de 2026 - 08:50
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.