João Nunes da Silva
Doutor em Comunicação e cultura contemporâneas, Mestre em Sociologia professor da UFT Campus de Arraias, trabalha com projetos na área de cinema e educação
O que é uma Universidade? Essa é uma pergunta que chama para a reflexão sobre o sentido de Universidade e a conduta universitária no mundo de hoje.
Esse artigo surgiu em razão de uma preocupação com os destinos da Universidade e com a forma como muitos acadêmicos tem se comportado perante a essa importante instituição.
A Universidade é o lugar do conhecimento em seu sentido mais integral possível; o que significa partir da necessidade de conhecer por meio de uma metodologia adequada que favoreça a capacidade de problematizar, isto é, de levantar questionamentos e, a partir de então, pesquisar com seriedade de modo a não se contentar com o resultado, mesmo que tenha levado a “atingir” o objetivo inicial; sim, porque o conhecimento é infinito, de modo que conhecemos apenas fragmentos das coisas, ou, do que chamamos de verdade.
No Ocidente tem-se notícia de que as primeiras universidades surgiram ainda na Idade Média, em 1088, na cidade de Bolonha, Itália; mas antes, porém, tem-se notícias de Universidades na Ásia, no século V, a Universidade de Nalanda, em Bihar (Índia).
Mas antes de tudo isso se tem história de outras universidades criadas na África em 1000 antes de Cristo. Pois é, o Ocidente fez tudo para ignorar isso; é tanto que muitos consideram que a primeira universidade do Mundo foi a de Bolonha; mas, é só ler um pouquinho sobre a história da África que saberá.
Já no Brasil a primeira instituição de ensino superior foi na Bahia, a Faculdade de Medicina, que fica no Pelourinho em Salvador e hoje é um Museu Africano. Agora com status de universidade mesmo a primeira foi em Manaus, criada em 1909 e hoje é conhecida como Universidade Federal do Amazonas.
Quanto a pergunta inicial, quando me deparo com o que se transformou a percepção de universidade hoje, principalmente quando vejo a conduta de muitos que se dizem estudantes surgem vários questionamentos e reflexões.
Penso que se a Universidade é o local da produção do conhecimento e que se dá a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, logo, a conduta universitária de professores e de estudantes deve ser pautada na necessidade básica de busca do conhecimento de fato e não apenas de se obter uma nota ou um diploma.
Quando vejo um aluno que se dirige a mim reclamando de uma nota sem sequer ter a mínima compreensão do que respondeu numa avaliação e, muitas vezes de forma desrespeitosa e arrogante, penso que tem-se aí uma distorção total do significado de universidade; e por isso escrevi com “u” minúsculo.
Infelizmente é isso que virou hoje, para muitos, o que se chama de Universidade. Com raríssimas exceções, boa parte de estudantes está na universidade para ter um diploma apenas sem sequer se preocupar com o que lhe espera o futuro breve.
Costumo perguntar logo nos primeiros dias de aula aos meus alunos, quando inicia o semestre, qual o motivo de estarem na Universidade e fazendo determinado curso. Já não é mais surpresa saber que a resposta da maioria é porque precisa de um diploma, todavia, não é necessariamente o curso que queria.
Vejo nos olhos e ações de muitos alunos que o estudo não é o que interessa, mas sim o diploma; por isso a nota se mostra mais importante que o conhecimento.
Isso é lamentável e por isso que centenas de estudantes terminam um curso sem saber de quase nada e como conseqüência sequer conseguem chegar a ter algum espaço no mercado de trabalho, pois até mesmo raramente conseguem escrever algo corretamente.
O que estamos fazendo da Universidade hoje? Quem ganha com isso são os de sempre que dominam em nome da ignorância.
No próximo artigo tratarei mais sobre esse assunto.