Acompanhada por representantes do Grupo Pensar, formado por gurupienses, a deputada federal Josi Nunes (PMDB) esteve na sexta-feira, 17, como superintendente do DNIT no Tocantins, Eduardo Suassuna para buscar alternativas para os trevos das Ruas 07, 20 e do Parque Industrial de Gurupi e cobrar melhor acesso na BR-153 aos moradores dos setores Jaó e Jardim da cidade de Miranorte.
por Wesley Silas
De acordo com a deputada, no caso dos trevos da Rua 07, 20 e do que dá acesso, via BR-153, ao Parque Industrial de Gurupi só poderá ser resolvido após o retorno da concessionária da rodovia da Galvão Engenharia para o DNIT.
“Infelizmente do superintendente do DNIT disse que tem projetos para os trevos de adequação para melhorar o acesso às pessoas, mas, enquanto não for resolvido o projeto da concessão o DNIT não pode fazer nada com relação aos trevos de Gurupi porque não está a cargo do DNIT. Mesmo que estivesse também não teria recursos para poder fazer as alterações”, disse a deputada.
No entanto, segundo a deputada resta duas alternativas, sendo a primeira o repasse da concessão da Galvão para um empresa suíça.
“A ANTT está estudando uma nova empresa suíça para ver se tem know-how e segurança financeira para comprar a concessão. Daqui alguns dias vou atrás do Moreira Franco, novamente, porque ele me disse que dentro de um mês daria resposta sobre a venda da concessão para um grupo”, disse a deputada.
A segunda alternativa é caso a obra retorne para o DNIT, devido a caducidade do contrato com a Galvão.
“Infelizmente do superintendente disse que tem projetos para os trevos de adequação para melhorar o acesso às pessoas, mas, enquanto não for resolvido o projeto da concessão o DNIT não pode fazer nada com relação aos trevos de Gurupi porque não está a cargo do DNIT. Mesmo que estivesse também não teria recursos para poder fazer as alterações”, explicou.
A alternativa, caso a rodovia volte a ser administrada pelo DNIT, será fazer uma parceria com a prefeitura para resolver os problemas dos trevos.
“Ele disse que pode ser feito um convênio com a ANTT com a Prefeitura de Gurupi para que possamos viabilizar algumas alterações, mas, de qualquer forma eu como deputada federal vou em busca de recurso que o DNIT não tem”, explicou.
Travessia de pedestres
Outro problema envolvendo o trecho urbano da BR-153 em Gurupi é a falta de acessibilidade para pedestres, ciclistas e pessoas com dificuldade de locomoção, como os cadeirantes. Para a deputada a melhor alternativa será implantar lombos-faixas nas proximidades dos trevos.
“As passarelas não são aconselhadas, por exemplo, em Miranorte tem três passarelas e as pessoas não usam. Ele disse que a solução hoje mais adequada são as lombos-faixas com uma lombada e faixa de pedestre. É mais viável e já foi feita em Guaraí e tem tido resultado. Para Gurupi eu vou pedir para fazer nos três trevos a lombo-faixa.
Sobre a não conclusão da obra da BR-153 em Gurupi a deputada lembrou que, ao contrário de Gurupi que teve a Prefeitura como administradora da obra, em todas cidades que o DNIT administrou foram concluídas.
“Enquanto foram feitas em cidades como Guaraí e Miranorte – em Gurupi foi a Prefeitura que fez o projeto junto com uma empreiteira. Estou pedindo as informações para saber o que aconteceu com os recursos e quais os motivos que a empresa não concluiu a obra do projeto original”, disse.
Trevo de Miranorte
Outra cobrança feita ao superintendente do DNIT no Tocantins, Eduardo Suassuna, foi uma solução para melhorar a acessibilidade dos moradores dos setores Jaó e Jardim na cidade de Miranorte.
“A via de acesso está muito difícil por não ter um retorno próximo e eu pedi ao DNIT solução para facilitar a vida destes moradores”, disse.