No último final de semana, a deputada federal, Josi Nunes (PMDB), juntamente com o presidente da ATS, Edinho Fernandes, estiveram reunidos em Palmas com o Diretor da Odebrecht Saneatins para debater o problema do esgoto da CPP depositado no córrego Mutuca e soluções para a falta de água no Trevo da Praia e no setor Industrial de Gurupi.
De acordo com a deputada o Diretor Odebrecht Saneatins no Tocantis, Denis Lacerda, afirmou que as obras de esgoto que irá cobrir a região da CPP está prevista para começar neste ano com previsão de termino para 2018.
“Estivemos na Odebrecht Saneatins para falar sobre a qualidade de água do Mutuca sobre aquela matéria que saiu no Atitude que mostrou que empresas e a CCP estariam jogando esgoto no córrego. Segundo eles, o plano de investimento já está aprovado na Caixa Econômica e recurso está disponível para o início da obra que irá iniciar neste ano e terminar em março ou abril de 2018”, disse a deputada. “Eles falaram que enquanto o esgoto não chegar naquela localidade, a responsabilidade são das residências, das empresas e dos órgãos, como a CPP, de cuidar dos resíduos, porque não pode jogar no córrego”, completou.
Esgoto em Gurupi
Para a deputada com a expansão da rede de esgoto, somada ao que já foi implantado, irá cobrir a totalidade de 48% da cidade.
“Eles disseram que hoje existe 28% de esgoto em Gurupi e com este plano de expansão que vai cobrir a área do setor União até a BR-153 vai ampliar 20% do esgoto de Gurupi”, explicou.
Água do Mutuca
Outro assunto debatido com os representantes da Odebrecht Saneatins foi uma parceria sugerida pela Superintendência de Meio Ambiente, ocupada pelo ex-vereador Jonas Barros, com a empresa de saneamento visando o monitoramento da qualidade da água do Mutuca.
“O diretor da Odebrecht disse que está à disposição da Prefeitura Municipal por meio da Superintendência de Meio Ambiente para fazer parceria e acompanhamento para avaliar a qualidade da água do córrego Mutuca. Vamos passar para o Jonas Barros que irá marcar um encontro com um técnico da Odebrecht em Gurupi e fazer um termo de parceria”, disse
Setor Industrial e Trevo da Praia
A deputada afirmou que Odebrecht Saneatins garantiui que irá buscar soluções para garantir água no Setor Industrial e no povoado do Trevo da Praia.
“Tem um poço artesiano no Parque Industrial que é insuficiente para atender a demanda e no Trevo da Praia a situação é a mesma. Eles disseram que entraram em contato com a Prefeitura que ficou de doar a área para fazer os poços artesianos nas duas localidades. Em breve o meu gabinete irá promover duas reuniões, sendo uma no Trevo da Praia e outra no setor Industrial para que o técnico da Odebrecht explique como vai funcionar”, concluiu a deputada.