Várias Câmaras Municipais da região Sul do Tocantins querem começar 2018 com aprovação do 13º Salário e férias para os vereadores. O caso tem gerado reações negativas por parte da opinião pública, mas os vereadores se amparam em uma decisão do SFT e querem garantir no final de ano mais uma salário e abono de férias, como é o caso da Câmara de Vereadores de Cariri do Tocantins.
por Wesley Silas
O presidente da Câmara de Vereadores de Cariri, Gero Laimer (PR) busca fundamentar sua fala na decisão do Supremo Tribunal Federal decidiu, no dia 01 de fevereiro de 2017, pela constitucionalidade de pagamento de 13º e férias. Ao Portal Atitude ele defende que tembém existem entendimentos dos TCEs de Mato Grosso, Minas Gerais e, segundo ele, a Câmara Municipal de Dianópolis paga há três anos o 13º Salário.
“A questão é essa se não dermos um pontapé inicial, que é a sementinha plantada hoje, não conseguiremos ter dotação orçamentária para próxima legislatura. Em Cariri ainda não foi instituído, mas eu vou instituir porque todas as Câmaras do Brasil estão fazendo este trabalho e eu vou instituir no mês de dezembro, pois a lei me ampara e eu digo que se houver o dinheiro paga, mas se não houver não paga”, explica.
A defesa do 13º salário para os vereadores de Cariri acontece depois das Câmara de Vereadores de Gurupi e Palmas refluírem a incorporação do 13º
Salário e abono de férias, assim como Câmara Municipal de Palmeirópolis poderá colocar em pauta o benefício ainda neste ano.