Em muitos casos nas redes sociais, as manifestações de opiniões e ideologias contrárias deixaram de ocupar o lugar do bom senso para partir para ofensas pessoais, perdendo a capacidade de refletir de que do outro lado há filhos, pais e mães de família, como relata a filha da deputada Josi Nunes. “Estão denegrindo sua imagem de mulher, mãe e filha exemplar que sempre foi, com xingamentos que vão desde a vagabunda, quenga, cabelo pixaim, entre outros…”, postou a médica Luana Nunes Garcia.
por Wesley Silas
Na gangorra das votações na Câmara dos Deputados, sendo algumas positivas no ponto de vista ideológico, como a votação da deputada Josi Nunes (PMDB) contra o Projeto de Lei 4302/98, que permite o uso da terceirização em todas as áreas (atividade-fim e atividade-meio) das empresas e as negativa, no ponto de vista político, como a votação contra autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) abrir processo criminal contra o presidente da República, Michel Temer, as opiniões divergentes de muitos eleitores superaram a barreira da sensatez partindo para ataques pessoais.
Tudo isso resultada em um peso que parentes de políticos carregam dentro e fora de suas casas, como relatou a filha da deputada Josi Nunes (PMDB), numa postagem no facebook.
“..nós (eu e meu irmão) tínhamos decidido que ficaríamos calados diante da atual situação em que nos encontramos, mas ontem, após ler tanta calúnia, resolvi me pronunciar, não pra defender o que eu acho certo ou errado, mas pra dizer o quanto o respeito ao próximo anda em extinção!”, disse.
De acordo com Luana algumas postagens chocaram a família e ela chegou ao ponto de pedir para sua mãe, deputada Josi Nunes, abandonar a política.
“As pessoas estão a condenando por conta de uma votação que elas julgam não serem a correta (que fique claro, essa é a opinião de alguns de vocês, ninguém é obrigado a concordar com ninguém), porém parece que esqueceram de todas as outras em que ela foi favorável e concordou com os mesmos”, considerou.
Conforme relato da filha da deputada há também nas postagens conteúdos que podem caracterizar preconceito racial e crimes de injúria e calúnia.
“Estão denegrindo sua imagem de mulher, mãe e filha exemplar que sempre foi, com xingamentos que vão desde a vagabunda, quenga, cabelo pixaim, entre outros…”, relata a filha.
Segundo Luana, ao contrário de muitos que se enriqueceram, desde que sua família resolveu a disputar cargo político foi dilapidado boa parte do patrimônio.
“Estão dizendo que ela recebeu dinheiro pela votação, mas o engraçado é que nossas vidas permanecem as mesmas, nunca enriquecemos com dinheiro de política, muito pelo contrário, minha família perdeu quase tudo em campanha, eu continuo tendo que trabalhar pra ajudar nas despesas da casa, ela continua indo de ônibus (sim, ao contrário do que dizem, ela vai na maioria das vezes de ônibus, e anda o estado inteiro de carro), ela nos criou sozinha, conseguiu formar, com muito trabalho, dois filhos em medicina, a nossa riqueza é essa, nosso estudo!”, disse.
No final do desabafo, Luana diz que por trás de boa parte dos ataques estão políticos que fazem oposição a sua mãe.
“…eu sei que a maioria das pessoas que soltam esses comentários são pessoas que estão ligadas a outros grupos políticos; mas por favor, parem com tanto ódio, com tanta baixaria. Esse preconceito, fala mais a respeito de vocês do que dela!”, conclui.