Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 11 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Liberação de emendas impositivas aos Municípios inadimplentes ajuda a construir um Pacto Federativo mais justo, defende ATM
Política

Liberação de emendas impositivas aos Municípios inadimplentes ajuda a construir um Pacto Federativo mais justo, defende ATM

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins5 de junho de 2019 - 18:542 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A pedido de deputado Estadual, Governo do Estado publica decreto que autoriza liberação de emendas impositiva aos Municípios pendentes no CAUC

por Redação

Nesta segunda-feira, 03, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado o Decreto 5.956, que permite a liberação de Emendas Parlamentares Individuais Impositivas aos Municípios inadimplentes no Serviço Auxiliar de Informação para Transferências Voluntárias (CAUC), nas certidões estaduais, bem como naquelas emitidas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Para a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o ato ajuda a construir um Pacto Federativo mais justo e um Brasil menos burocrático. “A emenda é repassada sem impedimentos, favorecendo a relação entre os Entes na busca pelo progresso. O recurso não pode ficar parado por causa, muita das vezes, de uma simples certidão. As emendas impositivas são transferências obrigatórias, isso é constitucional”, pregou o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Com o decreto, os Municípios inadimplentes não ficam impedidos de firmar convênios e de receberem a transferência das emendas já especificadas no orçamento vigente.          “O ato favorece a liberação de recursos em momento propício, pois aumenta-se o numero de eventos neste período do ano, sejam de ordem cultural ou turística. Além disso, a ação amplia as capacidades de investimentos das prefeituras em muitas áreas. Nos Municípios, o dinheiro chega e já é investido”, lembra Mariano.

Parlamentar

O Governo do Estado publica o decreto após provocação do Deputado Estadual, Jair Farias, que protocolou consulta junto ao Executivo Estadual, em abril deste ano, para que o governador Mauro Carlesse reconsiderasse outro decreto que impedia a liberação dos recursos aos Municípios inadimplentes. “Já fui gestor, sei da dificuldade que os municípios atravessam para consolidar as políticas públicas e para fazer as benfeitorias para suas comunidades”, disse Farias.

Municipalistas

Jairo Mariano enalteceu a postura municipalista tanto do parlamentar, quanto do governador. “O deputado Jair Farias teve a atitude de discutir a situação e solicitar a mudança desse paradigma, enquanto o governador teve a atenção e ação em deliberar o assunto. Ganham os Municípios, ganham o Estado”, finaliza o presidente da Associação Tocantinense de Municípios. 

ATM Emendas impositivas
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova programa nacional ‘Antes que Aconteça’ para prevenir violência contra mulheres

11 de março de 2026 - 11:38

Remake no Palácio Araguaia: a velha trama da sucessão volta a assombrar a política do Tocantins em 2026

9 de março de 2026 - 19:55

No Dia da Mulher, Dorinha surge com vídeo impactante e mostra força na disputa pelo Governo do Tocantins

8 de março de 2026 - 18:06

Eduardo Fortes leva Copa de Futebol Society e ação social a Brejinho de Nazaré neste domingo (08), Dia Internacional da Mulher

7 de março de 2026 - 18:05

PSD articula fortalecimento no Tocantins em encontro estadual com Kassab, Laurez e Irajá em Palmas

6 de março de 2026 - 12:23

Em Porto Nacional, Wanderlei rebate boatos sobre afastamento e diz que oposição “só monta chapa se me colocar como candidato”

5 de março de 2026 - 20:38
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.