Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 30 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Lula enfrenta Alcolumbre e diz que vai indicar Messias novamente
Política

Lula enfrenta Alcolumbre e diz que vai indicar Messias novamente

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins30 de maio de 2026 - 16:092 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Da Redação, via Congresso em Foco

Durante o lançamento de investimentos da Petrobas em Sergipe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que indicará novamente o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, à vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no STF. Segundo o chefe do Executivo, a decisão visa proteger a prerrogativa presidencial.

“Eu perdi a indicação do meu ministro na Suprema Corte e eu fiquei triste, porque ele não foi derrotado por incompetência jurídica, porque é um dos melhores advogados desse país. (…) E o que vai acontecer, senadores? Eu vou mandar ao Messias outra vez”, declarou, na presença da bancada sergipana do Senado.

Confira a fala publicada no site Congresso em Foco:

Lula questionou a motivação da derrota de seu indicado, vista por ele como um gesto político, e não como uma análise do parlamento sobre o atendimento aos critérios constitucionais.

“O Senado pode derrotar alguém se ele não tiver competência jurídica. Então, o Senado diga: ‘eu não vou votar em você porque você é advogado mequetrefe, porque você não é advogado coisa nenhuma, ‘eu não vou votar em você porque está com a ficha suja, você é ladrão, você bateu na sua mulher. Diga isso. O que não pode simplesmente é derrotar por derrotar”, disse.

O presidente destacou que a insistência é necessária em “respeito à função presidencial”, tendo em vista que a prerrogativa de indicação cabe a ele.

Derrota de Messias

Messias foi anunciado ao STF em novembro de 2025, a contragosto do presidente Davi Alcolumbre (União-AP) e de outros parlamentares próximos, que defendiam a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG). Ao observar a movimentação do Senado para acelerar sua sabatina, reduzindo o tempo de articulação de seu candidato, o presidente Lula reteve a indicação oficial.

A mensagem formal com a indicação chegou ao STF foi enviada apenas em abril deste ano. Jorge Messias foi aprovado com margem apertada após sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sendo então derrotado em Plenário, por 32 votos a 42.

Sua derrota foi a primeira para um candidato ao STF em 132 anos. O resultado foi interpretado dentro do governo como fruto de movimentação de Alcolumbre, que na mesma semana pautou o veto presidencial ao PL da Dosimetria, também derrubado pelo Congresso.

 

Lula Messias STF
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Fábio Vaz debate educação indígena e amplia diálogo com povos originários no Tocantins

30 de maio de 2026 - 16:23

Prefeitura de Figueirópolis deve paralisar obras de balneário por danos ambientais

30 de maio de 2026 - 15:46

Senador Eduardo Gomes defende valores da fé e da família em encontro da Assembleia de Deus Madureira em Araguaína

30 de maio de 2026 - 12:27

Laurez Moreira participa de encontro evangélico e fala sobre o papel da fé na vida das famílias

30 de maio de 2026 - 12:21

Com Fila de vereadores e lideranças na Câmara de Gurupi, Alexandre Guimarães buscar encurralar seus opositores

29 de maio de 2026 - 22:16

Justiça determina que governo do Tocantins restabeleça estrutura da Vice-Governadoria em 10 dias

29 de maio de 2026 - 08:29
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.