A Polícia Civil do Estado do Tocantins informa que, durante as ações de fiscalização e segurança nas Eleições Suplementares para governador e vice-governador do Estado do Tocantins, neste domingo, 3, foram efetuadas, até o momento, a prisão de sete indivíduos pela prática de crimes eleitorais no interior do Estado do Tocantins.
por Redação
Em Alvorada, sede da 14ª Zona Eleitoral, a prisão foi motivada pela suposta prática do crime de captação ilícita de sufrágio, a chamada “compra de votos”. Nas cidades de Dois Irmãos e de Tupirama, pertecentes às 28ª e 23ª zonas eleitorais do Tocantins, respectivamente, as autuações em flagrante delito envolveram condutas ilícitas de divulgação de propaganda eleitoral no dia da eleição, que figuram a “boca de urna”.
No Sudeste do Estado, o município de Natividade, da 19ª Zona Eleitoral, foi o local da prática de crime de transporte irregular de eleitores, com apreensão de materiais de campanha eleitoral.
Em Pium, que compõe a 13ª Zona Eleitoral, e Miranorte, sede da 28ª Zona Eleitoral, o transporte irregular de eleitores deu causa a uma autuação em flagrante delito em cada localidade, com apreensão de material de campanha eleitoral nesta cidade. Por fim, no município de Carrasco Bonito, 21ª Zona Eleitoral, Norte do estado, um indivíduo foi preso transportando eleitores de modo irregular e com suspeita de compra de votos. Durante a ação policial, foram apreendidos, ainda, materiais de campanha eleitoral.
As ações de fiscalização para a lisura do pleito e segurança do cidadão são realizadas em conjunto pelos órgãos estaduais e federais de segurança pública, quais sejam Polícias Civil e Militar do Tocantins, Polícia Federal e Exercíto Brasileiro, além do Ministério Público e Justiça Eleitorais.