Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 17 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Ponte Alta do Bom Jesus: Tribunal de Justiça do Tocantins mantém condenação do prefeito José Luciano por Improbidade Administrativa
Eleições

Ponte Alta do Bom Jesus: Tribunal de Justiça do Tocantins mantém condenação do prefeito José Luciano por Improbidade Administrativa

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins1 de outubro de 2024 - 17:202 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

Na reta final da disputa eleitoral em Ponte Alta do Bom Jesus, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins confirmou, por unanimidade, a condenação de José Luciano Azevedo Carlos, atual prefeito e candidato à reeleição, por atos de improbidade administrativa. A decisão representa mais um capítulo nas questões judiciais enfrentadas pelo político.

José Luciano, juntamente com Gerson Galvão Lopes, foi condenado no processo nº 0001491-56.2017.8.27.2738 por infringir a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92). A penalidade aplicada inclui a suspensão dos direitos políticos e a proibição de contratar com o poder público por três anos, seja diretamente ou por meio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários. Além disso, ambos terão que pagar uma multa civil equivalente a uma vez o valor de suas remunerações na época dos fatos.

Inconformados, os condenados haviam recorrido da sentença, mas a 1ª Câmara Cível do Tribunal reafirmou a decisão. O acórdão destacou a importância da prestação de contas por parte de gestores públicos, conforme exige o artigo 11, inciso VI, da Lei de Improbidade Administrativa, que não depende de prejuízo ao erário ou enriquecimento ilícito para sua configuração.

Além desse caso, José Luciano enfrenta outras implicações judiciais. Ele possui também uma condenação da Justiça Federal no processo nº 0001049-19.2017.4.01.4300, que resultou na suspensão de seus direitos políticos por três anos e em uma multa civil referente à última remuneração recebida como prefeito. Este processo encontra-se atualmente em fase de recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A manutenção da sentença pelo Tribunal de Justiça do Tocantins lança sombras sobre a campanha à reeleição de José Luciano, impactando a visão do eleitorado sobre sua gestão e compromisso ético.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Encontro do PSD no Tocantins coincide com data prevista para anúncio de Ratinho Jr. na corrida presidencial de 2026

17 de março de 2026 - 10:54

Voto Jovem: 17 mil novos eleitores podem desequilibrar disputa pelo Governo em 2026

17 de março de 2026 - 10:23

Laranna Prestes assume SPU no Tocantins no lugar de Edy César e reforça presença do projeto político de Lula no estado

16 de março de 2026 - 19:50

Apoio espontâneo a Luana Nunes movimenta debate político em Gurupi

16 de março de 2026 - 14:26

Opinião do leitor | Vicentinho ruge. Faz rastro de onça, joga acertado, se ajeitando certinho.

16 de março de 2026 - 11:24

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.