Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 22 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Pré-candidatos(as) a vereadores em Gurupi se unem para evitar candidatos ricos no partido
Eleições

Pré-candidatos(as) a vereadores em Gurupi se unem para evitar candidatos ricos no partido

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins20 de fevereiro de 2020 - 18:032 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O fim das coligações nas eleições proporcionais (vereador) impactará nas eleições municipais deste anos e os pré-candidatos com aceitação popular que não dispõem de “muito dinheiro para gastar na campanha” estão reunidos em grupo de redes sociais para boicotar filiação em partidos que estejam pré-candidatos afortunados, principalmente, vereadores os com mandatos.

por Wesley Silas

O grupo de Wattsap da situação, denominado “Pré candidatos a vereadores 2.020/ LM”, formado por pré-candidatos(as) já contabiliza 30 pretensos nomes e, segundo um dos seguidores, encontra-se aberto aos pré-candidatos(as) que tenham interesse de debater os assuntos colocados em pauta.

“Os requisitos básicos para participar do grupo é que os pretensos sejam aliado do prefeito Laurez Moreira e não tenha disparidade econômica dos demais”, disse um dos participante ao Portal Atitude.

Conforme ele, a intenção do grupo é voltada à questão partidária e combater a disparidade da  força econômica entre os pretensos nomes.

 “Todos membros compartilham do mesmo sentimento. Com a reforma partidária complicou muito. Agora o partido terá que obedecer a norma no tocante ao número de candidatos respeitando o percentual destinado as mulheres e o coeficiente é calculado no âmbito do partido. O pretenso candidato se não ficar atento a legislação, poderá receber uma expressiva votação e não atingir o coeficiente determinado pela lei”, explicou.

Com isso, a grupo busca equilibrar a força econômica para que não haja desigualdade antidemocrática e os candidatos de menor poder aquisitivo não sejam prejudicados. Pelo visto, será um quebra cabeça para o chefe de coligação endinheirados, mas não deixa de ser justa a bandeira.

Reflexo do aumento de candidatos a vereador

Com a elevação de 13 para 15 vereadores, o grande desafio dos 25 partidos registrados em Gurupi que irão disputar individualmente as eleições após a aprovação das novas regras para as eleições, será cumprir a cota de 30% para mulheres. Com 13 vereadores cada partido ficaria limitado a lançar até 19 candidatos, sendo 06 mulheres e, ao passar para 15 vereadores cada partido poderá registar até 25 candidatos, deste 8 deverão ser destinados à cota  feminina. Outro número curioso será a quantidades de candidatos, pois a legislação permite lançar nos 25 partidos registrados em Gurupi até 475 candidatos para  concorrer as 15 vagas nas eleições de 2020.

Câmara Municipal de Gurupi Eleição Municipal
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Articulação em Porto Nacional: Irajá Abreu consolida apoio de Ronivon Maciel com aporte de R$ 50 milhões

22 de abril de 2026 - 15:07

Iratã reúne lideranças em Araguatins e discute o uso da tecnologia para gerar oportunidades para os tocantinenses

21 de abril de 2026 - 18:36

PSDB e MDB oficializam pré-candidatura de Vicentinho Júnior ao Governo do Tocantins em Porto Nacional

20 de abril de 2026 - 21:26

Desunião na Câmara de Gurupi compromete chances de eleger representantes locais para o Legislativo Estadual

20 de abril de 2026 - 20:57

Setor produtivo formaliza apoio à pré-candidatura de Dorinha ao Governo do Tocantins

20 de abril de 2026 - 15:28

Em Palmeirópolis, Fábio Vaz defende fim do vácuo de representação do sudeste no Congresso

20 de abril de 2026 - 00:23
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.