Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 14 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Vereador Romildo pode enfrentar questionamentos jurídicos ao assumir presidência do Detran no Tocantins
Destaques

Vereador Romildo pode enfrentar questionamentos jurídicos ao assumir presidência do Detran no Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins6 de setembro de 2025 - 16:072 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

A nomeação do vereador de Gurupi, Romildo Santos Barbosa, para a presidência do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) levanta uma dúvida jurídica sobre a possibilidade de perda do mandato parlamentar. Isso porque a Lei Orgânica do Município de Gurupi estabelece, em seu texto, a vedação para que vereadores aceitem cargo, função ou emprego remunerado em entidades públicas, exceto em casos de posse por concurso público, observando ainda o disposto no artigo 38 da Constituição Federal.

A alteração feita pela Emenda nº 20, de 2015, reforça a restrição, o que pode colocar em xeque a permanência de Romildo na Câmara Municipal caso ele decida acumular as funções. O artigo 38 da Constituição prevê hipóteses específicas em que vereadores podem exercer cargos em órgãos da administração pública, mas sempre com limitações relacionadas ao acúmulo de funções e remuneração.

A questão agora deve ser analisada sob a ótica jurídica e política: se a nomeação for mantida, o parlamentar poderá ter de optar entre o mandato legislativo em Gurupi e a chefia do Detran-TO. A definição deve mobilizar tanto a Câmara Municipal quanto o setor jurídico do governo estadual, que terá de avaliar os riscos legais da escolha.

Romildo foi nomeado nesta última sexta-feira (05) pelo governador em exercício, Laurez Moreira, para presidir o Detran Tocantins a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado, caso tome posse, sua vaga na Câmara será ocupada pela suplente Professora Alana Linhares (PDT).

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Laurez Moreira comenta desistência de Carlesse ao Senado e reforça articulações para 2026 após aproximação do PSD com PT

13 de junho de 2026 - 11:37

Paraná Pesquisas confirma à Justiça Eleitoral que números propagados no Tocantins são fraude

12 de junho de 2026 - 20:20

Carlesse retira projeto ao Senado após realinhamento de forças políticas entre PT e PSD no Tocantins

12 de junho de 2026 - 19:09

ACIG projeta reaquecimento do comércio de Gurupi para o Dia dos Namorados

12 de junho de 2026 - 17:18

Aliança entre PSD e PT isola Carlesse e altera xadrez eleitoral no Tocantins com Kátia e Irajá ao Senado

12 de junho de 2026 - 11:57

TRE-TO ordena quebra de sigilo de perfis que divulgaram pesquisa eleitoral suspensa; confira páginas atingidas

11 de junho de 2026 - 20:16
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.