Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 11 setembro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Vereador Romildo pode enfrentar questionamentos jurídicos ao assumir presidência do Detran no Tocantins
Destaques

Vereador Romildo pode enfrentar questionamentos jurídicos ao assumir presidência do Detran no Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins6 de setembro de 2025 - 16:072 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

A nomeação do vereador de Gurupi, Romildo Santos Barbosa, para a presidência do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) levanta uma dúvida jurídica sobre a possibilidade de perda do mandato parlamentar. Isso porque a Lei Orgânica do Município de Gurupi estabelece, em seu texto, a vedação para que vereadores aceitem cargo, função ou emprego remunerado em entidades públicas, exceto em casos de posse por concurso público, observando ainda o disposto no artigo 38 da Constituição Federal.

A alteração feita pela Emenda nº 20, de 2015, reforça a restrição, o que pode colocar em xeque a permanência de Romildo na Câmara Municipal caso ele decida acumular as funções. O artigo 38 da Constituição prevê hipóteses específicas em que vereadores podem exercer cargos em órgãos da administração pública, mas sempre com limitações relacionadas ao acúmulo de funções e remuneração.

A questão agora deve ser analisada sob a ótica jurídica e política: se a nomeação for mantida, o parlamentar poderá ter de optar entre o mandato legislativo em Gurupi e a chefia do Detran-TO. A definição deve mobilizar tanto a Câmara Municipal quanto o setor jurídico do governo estadual, que terá de avaliar os riscos legais da escolha.

Romildo foi nomeado nesta última sexta-feira (05) pelo governador em exercício, Laurez Moreira, para presidir o Detran Tocantins a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado, caso tome posse, sua vaga na Câmara será ocupada pela suplente Professora Alana Linhares (PDT).

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Eduardo Gomes amplia mobilização pela reeleição com agenda em Palmas e Paraíso

11 de setembro de 2026 - 13:54

Luana Nunes defende levar modelo de saúde e distribuição de renda de Gurupi para outros municípios do Tocantins

11 de setembro de 2026 - 11:45

Acusado de matar jovem e por quatro tentativas de homicídio e deixar uma pessoa paraplégica em tiroteio na Copa do Craque vai a Júri Popular na próxima sexta 

11 de setembro de 2026 - 11:05

Colinas: Após apoio de Ksarin a Vicentinho, prefeito Zé Nagru reafirma voto em Dorinha

11 de setembro de 2026 - 09:16

Motorista é preso com mais de 200 kg de drogas escondidos em caminhonete no Tocantins

10 de setembro de 2026 - 23:58

Caminhada “Tocantins com Lula” mobiliza Taquaralto neste sábado em Palmas

10 de setembro de 2026 - 19:41
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.