Após denúncias de consumidores, o Procon Tocantins autuou o Banco Bradesco por demora no atendimento. O órgão está atento ao que determina a lei sobre tempo de espera.
Thaise Marques
Por não cumprir o que determina lei sobre tempo de espera, o Procon Tocantins autuou na tarde desta terça-feira, 7, a agência do Banco Bradesco em Taquaralto, região Sul de Palmas. É válido lembrar que no último dia 16 de abril o Procon autuou o Bradesco de Paraíso do Tocantins também por demora no atendimento de usuários e clientes.
A ação é resultado de denúncias de consumidores que ficaram aguardando mais de 1h e 40 minutos para serem atendidos.
A Lei Municipal Nº 1047 diz que a espera para atendimento nos guichês não deve ultrapassar 20 minutos em dias normais.
“O Procon tem atuado diretamente na fiscalização para que ações abusivas como estas não aconteçam. Reforçamos mais uma vez que a lei é clara quando tratamos de tempo de espera. Estamos usando todos os mecanismos legais disponíveis para coibir”, afirmou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.
Ainda de acordo com a legislação, só é permitido a espera de até 30 minutos em véspera de/ou após feriados prolongados, ou nos dias de pagamentos dos funcionários públicos, municipais, estaduais ou federais.
Denuncie
O gerente de fiscalização Magno Silva, destaca que os consumidores podem usar o Whats Denúncia para enviar comprovantes da demora e da importância de realizar a denúncia. “Em caso de denúncias, o cidadão deve fazer contato com o Procon por meio do Disque 151, no nosso Whats Denúncia 99216-6840 ou procurar algum dos nosso núcleos”, destacou Silva.
É valido ressaltar que para formalizar a denúncia é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização. Após a autuação, o banco tem até 10 dias para apresentar defesa e, caso o problema persista, novas autuações poderão realizadas.