Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 13 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Gastronomia nacional | Peixense, Rosa de Fogo, fica entre os três tocantinenses no prêmio Dólimã 
Cidades

Gastronomia nacional | Peixense, Rosa de Fogo, fica entre os três tocantinenses no prêmio Dólimã 

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins16 de janeiro de 2020 - 23:423 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Ao lados dos chef´s Alexandre José de Oliveira Silva, Robert Neto, a peixense Rosilene Pereira da Silva Souza, conhecida como Rosa de Fogo encontra-se entre as finalistas do prêmio nacional Dólmã que teve votação no dia 19 de dezembro.

por Wesley Silas

Muitos sabem da riqueza do potencial ecoturístico de Peixe; porém, a vocação de suas belezas e sabores ainda resistem às potencialidades, assim como a vocação das riquezas históricas com seus casarões, a cultura como a dança Sússia, provavelmente de origem escravagista; não esquecendo do  Arquipélago do Tropeço (3º maior arquipélago fluvial do mundo) considerado também como reduto da pesca esportiva.

 Em meio a todo o potencial  recém descoberto pela mídia nacional do cerrado, como os exemplos da Serra Gerais e Lagoa do Japonês; Peixe tem belas vantagem e, uma delas, é a sua localização de fácil acesso próximo a Gurupi, cidade pólo da região e, ainda, conta com hotéis, pousadas na cidade e o famoso Rancho do Kojak voltado à pesca esportiva, além da boa comida da Rosa de Fogo na comodidade da cidade à beira do rio Tocantins, disponibilizando ainda, de um roteiro que poucos conhecem. Uma mostra da capacidade de Rosa de Fogo é o resultado do Dólmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira em que a peixense encontra-se na segundo posição entre os chef´s do Tocantins.

Para Rosa de Fogo a indicação do prêmio Dolmã é o maior reconhecimento de uma arte prazerosa de quem faz e vende o amor por meio de pratos com temperos regionais.

“Ser indicada para o prêmio Dolmã é uma satisfação imensurável, não soube definir o que era o sentimento, se era calafrios, dor de barriga, dor no coração ou garganta apertada, te dando no final de tudo um sentimento de prazer, de saber que você pode vir a ser uma das responsável pelo desenvolvimento econômico no turismo através da gastronomia, a gastronomia pra mim tem vários sentidos na minha vida desde de deixar as pessoas mais próximas através da gastronomia até a ser a mentora do desenvolvimento econômico da sua cidade” disse Rosa ao Portal Atitude.

Arquipélago do Tropeço

A empresária, além de ser boa no cozinha, tem um restaurante e um pousada em Peixe e, representar o seu Estado é um orgulho incalculável. “Só gratidão a esse estado do Tocantins e a minha Peixe de açúcar por representa-los através dessa arte cheia de amor, a gastronomia”, disse.

Casarões em Peixe.
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Vereador Ivanilson Marinho denuncia golpe de falso advogado que usa nome da Unirg e de escritório de advocacia de Gurupi

13 de maio de 2026 - 17:51

Governador Wanderlei Barbosa assina projeto para federalização da TO-080 e amplia integração logística do Tocantins

13 de maio de 2026 - 16:52

Governador Wanderlei Barbosa abre Agrotins 2026 com anúncio de medidas para impulsionar o setor produtivo e entrega de títulos definitivos

13 de maio de 2026 - 16:32

Governo e Câmara fecham acordo para fim da 6×1 e 40 horas semanais

13 de maio de 2026 - 15:55

Opinião: “O Tocantins precisa olhar para o Catar com visão de futuro”, Tom Lyra

12 de maio de 2026 - 22:44

Ex-secretária de Educação de Carlesse, Adriana Aguiar oficializa apoio a Gutierres Torquato

12 de maio de 2026 - 20:14
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.