A tabela e o regulamento do Campeonato Tocantinense 2021 foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF). A competição está prevista para começar no dia 21 de fevereiro – a edição 2020 será definida no fim de janeiro e início de fevereiro.
da redação
Oito equipes estão na disputa da edição 2021: Capital, Tocantins de Miracema, Palmas, Araguacema, Nova Conquista, Tocantinópolis, Gurupi e Interporto. O campeão garante vaga na Copa do Brasil, Série D e Copa Verde 2022. O vice garante vaga na fase preliminar da Série D. As duas piores equipes são rebaixadas à Segunda Divisão.
Na primeira fase oito equipes se enfrentam entre si apenas em jogos de ida. Avançam à segunda fase (semifinais) os quatro times que somar o maior número de pontos. Nas semifinais as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Na final também serão jogos de ida e volta.
Conforme o regulamento, ao fim da primeira fase, as equipes que terminarem empatadas em pontos terão o seguinte critério de desempate: maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols pró, confronto direto (entre as equipes) e sorteio na sede da FTF.
Nas demais fases para conhecer a equipe vencedora em caso de empate em pontos, após os jogos de ida e volta, serão os seguintes:
- Melhor saldo de gols – dentro da fase de disputa.
- Se o empate ainda persistir a definição será nos pênaltis.
1ª rodada
21/02 (domingo)
- Palmas x Interporto, estádio Nilton Santos (Palmas), às16h
- Araguacema x Gurupi, Arena Taça (Araguacema), às 16h
- Nova Conquista x Capital, estádio Barretão (Santa Fé), às 16h
- Tocantinópolis x Tocantins, estádio Ribeirão (Tocantinópolis), às 16h
Avançam às semifinais os quatro melhores colocados na primeira fase e se enfrentam em jogos de ida e volta: 4º x 1º / 3º x 2º – em data a ser defendida pela FTF. Duas equipes se enfrentam na final em jogos de ida e volta, em data a ser definida.