Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Tocantins se destaca com a segunda maior expansão do PIB nacional no início de 2024
Destaques

Tocantins se destaca com a segunda maior expansão do PIB nacional no início de 2024

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins23 de maio de 2024 - 21:153 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail
Projeção do Banco do Brasil aponta crescimento do PIB total do Tocantins de 4,1%, sendo que no setor de serviços o Estado ocupa o primeiro lugar no país, com elevação de 6% 
Por Nayara Borges/Governo do Tocantins

De acordo com recente projeção realizada pelo Banco do Brasil, o estado do Tocantins se destaca com o segundo maior crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil (4,1%) nos primeiros meses de 2024. Esse crescimento reflete um avanço significativo em diversos setores da economia estadual, mas, em especial, o da prestação de serviços, área em que o Tocantins ocupa o primeiro lugar no país, com 6% de crescimento.

O governador Wanderlei Barbosa destaca o desempenho econômico do Tocantins em 2024 – Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa ressalta que vai continuar investindo nos setores estratégicos para garantir que o Tocantins siga crescendo e se consolidando como uma potência econômica no Brasil.

“Estamos extremamente orgulhosos do desempenho econômico do Tocantins. Esses resultados são um reflexo do trabalho árduo que a nossa gestão vem realizando. Vamos continuar investindo em nossos setores estratégicos para garantir que Tocantins siga crescendo e se consolidando como uma potência econômica no Brasil”, salienta Wanderlei Barbosa.

No contexto nacional, o crescimento do PIB total do Tocantins foi de 4,1%, superado apenas pela Paraíba, que ficou em primeiro lugar com 4,7% do PIB; e em terceiro lugar ficou o estado do Amapá, com 3,9%. Essa performance coloca o Tocantins em uma posição de destaque no cenário econômico brasileiro, superando estados tradicionalmente mais desenvolvidos. Esse avanço é impulsionado por diversos fatores, incluindo investimentos públicos e privados, desenvolvimento de infraestrutura e uma crescente demanda por serviços diversos.

No contexto nacional, o crescimento do PIB total do Tocantins foi de 4,1% – Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, destaca que um dos principais impulsionadores desse crescimento é o aumento da população economicamente ativa do Estado.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, destacou que um dos principais impulsionadores desse crescimento é o setor de turismo – Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

“Essa população contribui para o fortalecimento do mercado local, resultando em uma maior demanda por serviços turísticos, bancários, seguros, investimentos e consultoria financeira. Além disso, o setor de Tecnologia de Informação e Comunicação, com o avanço da digitalização e a expansão da internet, tem encontrado no Tocantins um ambiente propício para crescer e inovar, gerando empregos qualificados e contribuindo para a diversificação da economia local. A expansão do turismo também tem gerado oportunidades de emprego e negócios, impulsionando indiretamente outros setores, como hospedagem, alimentação, transporte e lazer”, afirma.

Prestação de Serviços

No setor de serviços o Estado ocupa o primeiro lugar no país, com elevação de 6% – Governo do Tocantins

Conforme o secretário, a projeção do Banco do Brasil, que aponta o crescimento do PIB no Tocantins no setor de serviços, como o de saúde, educação, transporte e logística, não apenas reflete a dinâmica econômica do Tocantins, mas também evidencia o potencial do Estado para se tornar um polo regional de serviços, atraindo investimentos e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de toda a região. Nesse quesito, o Tocantins apresentou um crescimento de 6%, seguido pelo Maranhão, com 5%; e pela Paraíba, com 4,5%.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14

Em Gurupi, Amélio Cayres consolida pré-candidatura ao Governo e defende celeridade nas obras do HGG

12 de março de 2026 - 15:42
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.