De acordo com o colunista Cláudio Humberto, petistas influentes afirmam que a candidatura própria de Lula seria um golpe de mestre e contaria com o amigo Eduardo Campos (PSB) como vice. Caso confirme, aqui no Tocantins, o prefeito Laurez Moreira resolveria vários de seus problemas em uma cajadada só.
Segundo o jornalista e marqueteiro Sebastião Vieira de Melo, uma pesquisa revelou que 76% dos eleitores do Tocantins estão insatisfeitos com os representantes dos poderes Legislativo e Executivo. A afirmação de Vieira de Melo foi dada ao jornalista Ruy Bucar em um artigo publicado no Jornal Opção em que ele mostra vários ponto de vista sobre a candidatura do procurador da República Mário Lúcio Avelar, que segundo Vieira de Melo vai de encontro ao sentimento de insatisfação da sociedade mostrada nas manifestações populares.
Por um lado, a construção da candidatura de Mário Lúcio Avelar coaduna com a estratégia do PSB em lançar candidatos não políticos nos Estados. Para viabilizar a sua candidatura ao governo do Tocantins Avelar tem apoio da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, recém-filiada ao PSB e já fechou acordo para ser vice do presidente nacional do partido, o candidato à presidência da República Eduardo Campos.
Vieira de Melo conhece bem o PSB no Tocantins devido sua aproximação com presidente estadual do PSB , Laurez Moreira, pois atuou como marqueteiro na sua última campanha conquistando a prefeitura de Gurupi. Para ele, o partido é uma boa opção para Avelar; mas, terá que esperar o que vai prevalecer na dualidade dos interesses nacionais e com a resistência da sigla no Tocantins que compõe a base do governador Siqueira Campos.
Lula no meio do caminho…
De acordo com o colunista do Diário do Poder, Cláudio Humberto, nos bastidores do poder, políticos de Pernambuco: “Campos não pensaria duas vezes para rifar Marina Silva e subir ao poder”. Com isso cairia por terra a candidatura de Mário Lúcio pelo PSB no Tocantins e restaria ao projeto político de Mário Lúcio, conforme apontou Ruy Bucar opções como o PDT, PCdoB e Psol. Caso opte pelo PDT, comandado pelo deputado federal Ângelo Agnolin, certamente Avelar terá o mesmo problema do PSB.
Mas, voltando à substituição da candidatura da presidente Dilma pela candidatura do ex-presidente Lula o fato se dá, segundo Cláudio Humberto , reeleição de Dilma estiver ameaçada devido aos crescentes movimentos sociais. “Lula mantém um governo paralelo, formado por pessoas de confiança e até ex-ministros como Antonio Palocci, para monitorar o governo Dilma”.
Neste domingo Cláudio Humberto voltou a afirmar que o PT de Pernambuco está evitando confronto com Eduardo Campos. “Desconfiado de que o ex-presidente Lula trabalha para substituir Dilma Rousseff na disputa pela Presidência, o PT de Pernambuco decidiu evitar confrontos diretos com o governador Eduardo Campos (PSB), cotado nos bastidores para ser o vice do petista. Segundo dirigentes, “é melhor segurar a onda e observar bem os movimentos de Lula, para não acabar rifado”, como ocorreu nas eleições de Recife, em 2012”.
Quem deve está na torcida para que tudo isso aconteça é o prefeito Laurez Moreira e, caso concretizasse as conversas de bastidores, resolveria vários problemas de Moreira em uma cajadada só. Eliminaria o conflito com nacional do PSB com a candidatura de Mário Lúcio Avelar, aproximaria as candidaturas de Lula com Eduardo Siqueira e, caso saísse vitorioso na campanha deste anos teria garantido um vice-presidente aliado nos seus últimos dois anos de governo em Gurupi.