Segundo a PRF, além dos prejuízos com a retenção do veículo, o proprietário ainda responderá por ação movida pelo Ministério Público Federal. O caminhão carregado de areia estava com 58 mil quilos e foi flagrado na BR 242, no trecho entre Peixe e Gurupi prejudicando a rodovia federal e a malha viária da cidade.
Na manhã da quarta-feira, 16, agentes da PRF inteceptaram na BR-242, km 402, no município de Gurupi, um caminhão Mercedes Benz 1935, tracionando um semi-reboque, tipo basculante, placas do Tocantins, trafegando com 15.115 quilos de excesso de peso. Segundo a PRF, o peso Bruto Total (PBT) permitido para o veículo era de 43.575 quilos e o Caminhão estava com 58.690 quilos.
De acordo com a PRF, o veículo, carregado de areia, saiu do município de Peixe/TO e seguia com destino a Gurupi/TO. “Houve a autuação e retenção do caminhão pela PRF. A liberação do veículo está condicionado à retirada do excesso de peso. A multa aplicada foi de aproximadamente R$ 4.000,00”, informou o Núcleo do Comunicação da PRF.
Além dos prejuízos com a retenção do veículo (tempo parado, despesas com outro veículo para receber a carga excedente), o proprietário ainda responderá por ação movida pelo Ministério Público Federal, quando poderá sofrer sanção com o objetivo de reparar os danos causados às rodovias.