A cidade precisa evoluir no trânsito.
Para isso necessita acompanhar o desenvolvimento e seguir exemplos que estão sendo implantados há anos em outros centros, como Palmas e no próprio trecho urbano da BR-153 em Gurupi, que são os redutores eletrônicos de velocidade, comprovadamente surtem efeito na redução de acidentes de trânsito.
Não é segredo para ninguém que muitos dos condutores que não respeitam as regras do trânsito em Gurupi, quando chegam em Palmas ou Goiânia (GO) tem comportamento completamente diferente. Estas mudanças de condutas mudam, devido estas cidade terem mantido faixas de trânsito em boas condições de visibilidade e terem desenvolvido o espírito da obrigação do uso do cinto de segurança e o de respeito às sinalização de trânsito, principalmente nos redutores eletrônicos de velocidade. Pois quem não obedece é multado ou pode ter o seu veículo apreendido.
Uma cidade bem sinalizada, certamente, muda o sentimento e conduta dos usuários. Em Gurupi o fator histórico da falta de sinalização contribuiu para que as pessoas permanecessem mal educadas devido a inexistência de sinalização como as de travessias das faixas de pedestres ou nos cruzamentos, como vem acontecendo na Avenida Beira Rio com a Avenida Goiás.
No recente caso do acidente do dia 01 de outubro, (LEIA AQUI) comprovou tudo que citamos acima, ou seja, faltou prudência e sinalização que poderiam ser evitado, caso houvesse redutores eletrônicos ou o velho quebras-molas aliados com sinalizações horizontais e verticais com o bom senso de motoristas como os que provocaram o acidente que envolveram seis motos, dois veículos de passeio, uma pickup Fiat Strada e uma camionete.
Mais quebras-molas e semáforos
Na mesma matéria publicada no dia 01 de outubro, o superintendente de Trânsito de Gurupi, David Henrique Garcia afirmou que a prefeitura estuda implantar semáforos ou quebras-molas no local, como vem sendo indiscriminadamente espalhados por diversos locais da cidade, muitos deles sem sinalização que segundo ele, em breve deverão receber sinalização.
“Temos duas alternativas e estamos esperando o prefeito chegar de viagem para decidirmos qual iremos implantar. Uma seria colocar semáforos no local e a outra seria fazer quatro quebra-molas, tanto na Avenida Beira Rio como na Avenida Goiás. Uma destas alternativas será implantada e eu acho que a implantação dos quebras-molas seriam melhor do que os semáforos devido a grande quantidade de pessoas que não respeitam o fechamento do sinal vermelho em Gurupi”, explicou Garcia.