Depois de cobrar, na semana passada, medidas urgentes para melhorar a segurança pública do governador Marcelo Miranda, os dirigentes da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) e da OAB de Gurupi estiveram, nesta terça-feira, 3 de maio, na Assembleia Legislativa em uma reunião com todos os deputados estaduais.
No encontro, o presidente da OAB de Gurupi, Albery Cesar de Oliveira, e o presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, pediram a participação do Legislativo estadual na cobrança por medidas de segurança pública. A mobilização, inicialmente, se atém a Gurupi, mas depois a ideia é que os debates se estendam para todo o Estado.
Ohofugi ressaltou que a ideia é trazer o problema e construir com os deputados uma pauta paulatina, responsável e convocar a sociedade. “Temos que construir algo em conjunto para que, efetivamente, os problemas sejam resolvidos”, destacou.
O presidente da OAB de Gurupi, por sua vez, destacou que a sua subseção representa 11 municípios da zona Sul do Estado. Ele destacou que os problemas já foram debatidos com o governador, que inclusive recebeu documento da OAB com todas as solicitações. Porém, Albery destacou que a segurança pública tem sido relegada no Estado, não sendo abordada como prioridade.
Confira o que publicamos sobre este assunto: | Entidades de Gurupi debatem segurança pública com governo e Assembleia Lideranças de Gurupi cobram medidas de segurança pública do governador |
A reunião teve duração de quase três horas e contou com a presença do juiz da Vara de Execução Penal e Tribunal do Júri, Ademar Alves de Souza Filho. Entre os encaminhamentos concretos, a Assembleia Legislativa e a OAB terão uma comissão especifica para cuidar de segurança pública e um dos principais objetivos será alterar o Orçamento Estadual, para que a área seja contemplada com investimentos oriundos de recursos próprios