Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»MPE deveria consultar o comitê para decidir sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, diz o presidente da CBHRF, Jair Filho
Destaques

MPE deveria consultar o comitê para decidir sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, diz o presidente da CBHRF, Jair Filho

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins5 de abril de 2018 - 21:313 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A afirmação é do presidente do CBHRF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, Jair da Costa Oliveira Filho, ao falar da 5ª Audiência Pública que vai ser realizada para discutir o uso da água da Bacia para irrigação, em Lagoa da Confusão, dia 11 de abril.

por Redação


“O Comitê é o órgão gestor destas águas, em primeira instância. É um poder de Estado e deveria ser respeitado como tal. Nesta audiência serão apresentados os parâmetros técnicos para a concessão de outorgas pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e só terão direito a voz as pessoas que participaram das primeiras audiências, então ela não é pública, como o nome diz”.

Para o presidente “a busca de solução para os problemas da bacia deve ser conjunta: poderes públicos, produtores e comunidade, todos juntos, pois os recursos hídricos são de todos. Nós do CBHRF estamos convidando a população a participar da audiência e contribuir para a solução”.

Data: 11 de abril de 2018

Hora: 8 às 18 horas (com intervalo de 12 horas às 14 para almoço)

Local: Centro Cultural – Lagoa da Confusão – Tocantins

ENTENDA

A região da Bacia do Rio Formoso é responsável pela geração de mais 50% do PIB – Produto Interno Bruto do Tocantins no setor agropecuário, destacando-se a produção de arroz irrigado, melancia e soja semente.

As audiências públicas sobre o uso da água da Bacia do Rio Formoso para irrigação estão acontecendo desde o final de 2016. Nessa época os problemas hídricos ficaram mais graves na região e o MPE – Ministério Público Estadual ajuizou ação cautelar contra o Estado, responsável pela concessão de outorga de uso da água, através do NATURATINS – Instituto Natureza do Tocantins. Desde 2016 a SEMARH – A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está executando o Projeto Gestão de Alto Nível da Bacia do Rio Formoso que visa prevenir a crise hídrica registrada nos últimos dois anos na região (2016 e 2017); gerar informações precisas sobre a capacidade da bacia de atender as necessidades dos produtores irrigantes; embasar as decisões do órgão ambiental responsável pela concessão de outorga para uso da água da Bacia do Rio Formoso e, ainda, apontar soluções para os problemas causadores das crises hídricas.

 O CBHRF é parceiro do Projeto junto com o IAC – Instituto de Atenção a Cidades, a APROEST – Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins, o NATURATINS, o DIF –  Distrito de Irrigação do Formoso e o Ministério Público Estadual (MPE-TO).

Esse é o primeiro projeto desse tipo no Brasil. O primeiro passo foi identificar as causas da crise hídrica de 2016 e 2017. Identificou-se que o problema era a falta de informações sobre oferta e demanda de água. Para resolver o problema, foi implantado um sistema de monitoramento de chuva; da vazão dos rios e das vazões das bombas de captação para os projetos de irrigação. Em mais de 90% das bombas de captação de água para irrigação foram instalados medidores e os 10% restantes estão instalando. Os recursos são do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e dos produtores da região.

Em 2018 está sendo feita a revisão das outorgas e definidas regras de operação das bombas de captação, com dias e horários de serem ligadas.

A BACIA DO RIO FORMOSO abrange uma área de 15 municípios da região sudoeste do Tocantins, cerca de 7,7% da área total do Estado e 5,6% da bacia do rio Araguaia.

Bacia Hidrográfica do Rio Formoso Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14

Em Gurupi, Amélio Cayres consolida pré-candidatura ao Governo e defende celeridade nas obras do HGG

12 de março de 2026 - 15:42
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.