Segundo a Prefeitura serão ofertadas nos Postos de Saúde e Policlínica de Gurupi 20.283 doses para um publico prioritário. Confira o público alvo da vacinação.
por Wesley Silas
Apesar de não ter contabilizado nenhum caso de caso de influenza no Tocantins, comumente conhecida como gripe, provocada pelo vírus H1N1, em Gurupi disponibilizará a partir desta quarta-feira, 18, de 20.283 doses de vacinas que estão disponíveis nos postos de saúde e na Policlínica.
Segundo informou o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe estará disponível ao público alvo representado por idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores da área de saúde, professores, detentos, profissionais do sistema prisional e indígenas
“Vamos estar entregando nos Postos de Saúde a partir de amanhã e poderão vacinar o público prioritário. Até dia 01 de junho teremos vacinação, o dia D, será 12 de maio, mas pedimos que esse público vá o quanto antes ao Posto mais próximo da sua residência”, firmou a enfermeira”, explica Flaviane Teles da Silva, enfermeira da imunização.
O infectologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, informou em entrevista publicada no Portal Atitude que apesar de haver casos de influenza registrados no Brasil, especialmente em Goiás, as pessoas não devem entrar em pânico e as que estão fora do grupo de risco poderão ser imunizadas em clínicas particulares.
“Não há que se ter pânico. Há sim que se vacinar – especialmente aqueles pertencentes a grupos de risco, onde a vulnerabilidade os torna casos com maiores chances de evoluir com gravidade. Assim que a campanha começar, as pessoas devem procurar a vacina e se proteger antes da entrada da estação do vírus. Para os que não pertencem aos grupos de risco e não têm a vacina gratuita, a orientação é procurar os serviços particulares e já se imunizar”, disse.
Sobre os casos no Brasil
Este ano, até no dia 7 de abril, o Brasil contabilizou 286 casos de influenza, comumente conhecida como gripe. Desse total, 117 casos e 16 óbitos foram provocados pelo vírus H1N1, responsável pela pandemia de 2009. Já o H3N2, menos conhecido, registrou, até o momento, 71 casos e 12 mortes no país.