“O convite é uma conquista de Araguaína, da ACIARA, da FACIET e faremos valer nossa força”, disse Dearley ao ser nomeado como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) pelo governador interino Mauro Carlesse.
por Redação
Em cerimônia realizada no Gabinete do Governador, no Palácio Araguaia, em Palmas, na tarde da última terça (3), o agora presidente licenciado da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA foi nomeado como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) pelo governador interino Mauro Carlesse.
A indicação de Dearley foi um atendimento do governador Mauro Carlesse diante uma reivindicação da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (FACIET), que representa 30 Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins, incluindo as principais e maiores cidades como Araguaína, Gurupi e Palmas., representando 10 mil associados. Foi enviado para o Governo uma lista tríplice com os nomes de Dealey Kuhn, representando Araguaína, Antônio Davi Govea, de Palmas e Charles Seixas, de Palmas.
Dearley ressaltou que esta será a oportunidade de ampliar a força econômica do Tocantins, uma vez que usará das experiências bem-sucedidas da Capital Econômica do Estado. “O convite é uma conquista de Araguaína, da ACIARA, da FACIET e faremos valer nossa força. Agora, nossa meta é trabalhar pelo Estado todo para potencializar o que temos de melhor no comércio, indústria e serviços”.
O governador interino Mauro Carlesse chamou atenção para a importância da pasta, por cuidar da cadeia produtiva. “A Seden deve ser priorizada porque é bastante abrangente e tem a responsabilidade de promover o desenvolvimento do Tocantins em diversas áreas, que vão da atração de investimentos à industrialização, para que possamos passar da condição de consumidor para produtor”.
ACIARA
Com a posse, Dearley Kuhn se licenciará do cargo de presidente da ACIARA, que será assumido pela vice, Hélida Dantas. A empresária destacou que, mantendo a tradição da entidade, dará continuidade aos bons trabalhos já desenvolvidos pela gestão atual e anteriores e promoverá novos projetos.
“Fomos pegos de surpresa, mas temos uma diretoria coesa e comprometida, por isso sei que não teremos dificuldade em fortalecer ainda mais a ACIARA. Continuaremos trabalhando pelo fortalecimento do associativismo, da representatividade empresarial e pelas inúmeras demandas de interesse da sociedade e da classe produtiva”, pontuou Hélida.
Dearley Kuhn
Dearley Kühn é natural de Morrinhos, Goiás. Mas foi em Goiânia que concluiu os seus estudos escolares e ingressou na Faculdade de Direito. Durante o curso, conheceu Eunice Kuhn, atual esposa, com quem tem dois filhos, Roger e Rayssa, também formados em Direito. Dearley e a família mudaram-se para Araguaína em 1991, em busca de mais oportunidades de crescimento profissional e fundou a Sousa Kuhn Advogados. Hoje, o advogado também atua nas áreas da agropecuária, construção civil e imobiliário.
Dearley é atualmente o membro do Rotary Club de Araguaína com maior tempo de atuação e foi presidente por uma oportunidade. Foi Conselheiro Estadual da OAB/TO por três mandatos, Conselheiro Federal da OAB por dois mandatos, é presidente do Conselho das Células Comunitárias de Segurança Pública de Araguaína e, nas atuais gestões da ACIARA e do Sindicato Rural de Araguaína, atua como Diretor Jurídico. Dearley, inclusive, é o diretor mais antigo em atividade na entidade empresarial araguainense.
Hélida Dantas
Hélida Dantas nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, e reside em Araguaína há 46 anos. Filha de comerciantes, adquiriu muito cedo experiência na área. Em 1992, inaugurou a primeira Lojas Fama em Araguaína. Hélida partiu em busca de novos mercados em cidades vizinhas, expandindo seu negócio. Atualmente, o Grupo Top Fama soma um total de 33 lojas, sendo 17 no Pará, duas no Maranhão e 14 no Tocantins, quatro delas na cidade de Araguaína. Até 2020, o planejamento é alcançar um total de 50 lojas. Os negócios geridos pela empresária geram de 350 a 600 postos de trabalho nos três Estados. Hélida é casada com Gilson Lima de Brito, tem três filhos e dois netos.
Com informações da Secretaria de Comunicação do Tocantins (Jarbas Coutinho)