A coordenação da Olimpíada Brasileira de Matemática no Tocantins (Obmep) e a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi entregaram medalhas aos alunos e troféus para as escolas com melhores resultados na competição em 2015. Foram entregues três medalhas de prata , 19 medalhas de bronze e dois troféus.
por Leila Novais
Participaram da solenidade de premiação alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais. Na ocasião foram agraciados alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Os participantes foram premiados exclusivamente pelos resultados obtidos nas provas da segunda fase.
Os professores foram contemplados com tablets, diplomas, assinatura anual da Revista do Professor de Matemática, troféus alusivos às escolas premiadas nos anos anteriores e kits constituídos de material didático e esportivo.
A diretora Regional de Educação, Sonia Maria Dal Molin Machado, ressaltou a importância da Olimpíada para a educação. “Quero parabenizar os nossos alunos pela premiação e dedicação, lembrá-los que muito além dessa medalha o que vai realmente lhes dar projeção na vida é o conhecimento que adquiriram com a dedicação ao estudo. Parabenizo as escolas e, em especial, os professores que vêm fazendo um bom trabalho em sala de aula“, afirmou.
O coordenador regional da Obmep, Adriano Rodrigues, falou da alegria da premiação para os alunos. “Como professor de Matemática fico feliz em saber que o nosso trabalho está sendo recompensado. Gostaria de parabenizar a todos os premiados”, disse.
Os resultados da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2016 sairão no começo do mês de agosto. Já a segunda etapa começará a partir do dia 10 de setembro.
Escolas Premiadas
Kit esportivo: Educandário Evangélico Ebenezer;
Kit constituído de material didático: Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno, Colégio Estadual Alair Sena Conceição, Centro de Ensino Médio de Gurupi, Escola Estadual Setor Aeroporto, Escola Estadual José Seabra Lemos, Instituto Presbiteriano Araguaia;
Escolas com alunos medalhistas: Colégio Municipal Aldenora Mendes Mascarenhas, Instituto Presbiteriano Araguaia, Centro de Ensino Médio Bom Jesus, Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão;
Troféu: Escola Estadual Porto do Rio Maranhão e Secretaria Municipal de Educação de Jaú.
Obmep
A Obmep é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da matemática, contribuir de maneira significativa para a melhoria da qualidade da educação básica, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e identificar jovens talentos, incentivar o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e aperfeiçoar os professores contribuindo assim, para a sua valorização profissional.