Los Compadres, bloco que nos dois últimos carnavais se reuniu na casa do idealizador Brunno Luciano, vai para a Avenida em 2018.
Por: Philipe Ramos
“O Carnaval perdeu a essência”. “Virou uma festa sertaneja”. “As famílias deixaram de ir à festa”. Frases como estas são ouvidas constantemente quando o Carnaval está próximo.
As principais atrações da festa de momo não só em Gurupi como em outros lugares do Brasil são artistas da música sertaneja. Outro agravante bastante citado é ausência das famílias.
O clima de união entre famílias e amigos marcas do carnaval de época aos poucos está acabando. A expressão “brincar o carnaval” ficou para trás, talvez por isso, o clima familiar se perdeu. Da mesma forma que o número de blocos diminuiu drasticamente.
Mas há os guerreiros e resistentes. Aqueles que não deixam a tradição acabar. Blocos de muita história, como Os Pifados, continuam na ativa em Gurupi. O Pega Pra Capá e Os Enforcados também não deixam de ter o clima de família em sua essência. E neste ano um novo bloco promete resgatar a essência da folia e ‘fazer valer’ a tradição.
Los Compadres, bloco que nos dois últimos carnavais se reuniu na casa do idealizador Brunno Luciano, vai para a Avenida em 2018.
Em 2016 eram 15 pessoas. 2017 subiu para 70. “A casa ficou pequena para tanta bagunça”, diz Brunno Luciano.
Ele utiliza a expressão “brincar o carnaval”. Esta é a proposta do Los Compadres, que pretende fechar em cerca de 150 integrantes.
Entretanto, a festa, pelo menos neste ano, não será aberta para todos. Apenas amigos dos organizadores, famílias e conhecidos dos amigos poderão participar.
“São pessoas que não vão para o Carnaval ou que nunca foram”, explica Brunno.
A sede será no Tijuana. Por enquanto, eles estão correndo atrás de patrocinadores para bancarem alguns custos, que também serão divididos entre os integrantes. “Não tem fins lucrativos, é uma união de amigos para poder brincar no carnaval”, afirma o idealizador.
O Carnaval dos Los Compadres será movido a axé e samba. “Vamos tocar o que o carnaval é”, destaca Bruno.