por Wesley Silas
O prefeito, ou prefeita, é considerado a autoridade máxima do Poder Executivo em seu município, assim como o governador do Estado representa na esfera estadual e o presidente da república na esfera federal.
No caso da assinatura da ordem de serviço para a construção do novo Fórum da Comarca de Gurupi que será construído no Parque Filó Moreira, a gafe do cerimonialista foi considerada pelos representantes da prefeitura Josi Nunes como uma falta de cordialidade e gentileza – contrariando a boa prática das normas da boa convivência e do respeito entre os poderes.
“A Prefeita foi convidada, mas em virtude de reunião já agendada no TCE, pediu às procuradora do município Celma Milhomem e a Vilma, a presidente do Gurupiprev, Karita Carneiro e o presidente da UnirG, Thiago Miranda que a representassem. Todos foram no evento, mas foram ignorados pelo cerimonialista. No final do evento um deles chegou a procurar o presidente do Tribunal de Justiça para se apresentar como representante da prefeita naquele ato. Em resposta o presidente chamou o cerimonialista e repassou a responsabilidade, chamando a atenção”, disse um dos secretários da Prefeitura de Gurupi ao Portal Atitude.
O pior
Segundo os dos nomes que estava representando a prefeita Josi Nunes, o deputado Gutierres teria, em sua fala, provocado com ironia o grupo da prefeita.
“O pior não foi a gafe do cerimonialista do Tribunal de Justiça de não ter falado o nome da colega que estava representando a prefeita Josi Nunes. Foi o deputado Gutierres no uso de sua fala citou os nomes dos vereadores Matheus e da vereadora Débora como representantes do Poder Legislativo e, pelo visto, o Executivo também. Induzindo que quem estava lá representando o Executivo não era ninguém. Isso foi pior que o Tribunal ter esquecido de citar o nome da representante da prefeita Josi Nunes”, disse um dos nomes que a prefeita Josi Nunes pediu para representá-la na cerimônia.
A área repassada pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) ao município de Gurupi em abril de 2017, na gestão do ex-prefeito Laurez Moreira – época em que o advogado Ronison Parente respondia pela Superintendência do SPU no Tocantins. Ao Portal Atitude ele disse que ficou surpreso por não ter sido lembrado o evento. “Essa obra só está sendo construída porque estive pessoalmente em Gurupi, para a entrega para a Prefeitura, das escrituras do terreno que pertencia ao Governo Federal, para todos os órgãos vinculados ao Judiciário”, escreveu Parente.
Sobre a construção
O prédio com cerca de 9.000², será construído no Parque Filó Moreira, instalado em uma área que abrigará diversos órgãos. Atualmente, no Filó Moreira está instalado e em funcionamento o Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gurupi (GurupiPrev) e estão em construção a nova sede da Câmara Municipal, do Sesc e do Ministério Público.