O ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinou hoje (5), junto com o prefeito local, Otoniel Andrade, a ordem de serviço para implantação da internet rápida a partir da infraestrutura de fibra óptica. O projeto-executivo da obra projeta um investimento de R$ 1,1 milhão.
Na localidade serão instalados 22 quilômetros de rede de dados, que vai conectar 58 órgãos de governo, além da criação de três pontos de acesso publico e gratuito à internet. Os outros municípios tocantinenses incluídos na iniciativa do governo federal são Paraíso do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Ponte Alta do Bom Jesus.
O ministro avaliou que a expansão da internet representa uma das principais medidas para facilitar o desenvolvimento do Brasil.

“O Ministério leva até localidades com até 50 mil habitantes, além de tecnologia, mais oportunidades para cada cidadão poder sonhar com o que desejar. Isso representa a inclusão social na velocidade da internet, pois as barreiras são quebradas”, disse. “Vamos seguir integrando cada vez mais o país, pois vamos manter o ritmo de evolução da realidade da população”, exaltou André Figueiredo, que estava acompanhado do secretário de Inclusão Digital do MC, Américo Tristão.
Na solenidade, que também contou com as presenças do senador Vicentinho Alves, do deputado federal Vicentinho Júnior, do deputado estadual Antônio Andrade e de autoridades locais, o prefeito, a parceria com o MC foi fundamental para que a cidade alcançasse um salto de qualidade. “A parceria permitirá que Porto Nacional seja pioneira no estado do Tocantins, sendo impulsionada para um futuro de novas conquistas em áreas de educação, saúde, cultura e gestão”, comentou. “São novas habilidades que os tocantinenses terão acesso de forma prática. É a multiplicação do saber pela rede de internet”, acrescentou.