Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 2 outubro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Defesa Civil Municipal fará teste de alerta de desastres por celular neste sábado, 20, em Palmas
Cidades

Defesa Civil Municipal fará teste de alerta de desastres por celular neste sábado, 20, em Palmas

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins16 de setembro de 2025 - 10:452 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Nova ferramenta do governo federal utiliza tecnologia para enviar mensagens de emergência para celulares conectados à rede 4G ou 5G

Por Redação

Com o objetivo de aprimorar a proteção da população frente a eventos naturais ou provocados pelo homem, o governo federal lançou um sistema inédito de desastres: o Defesa Civil Alerta.

Neste sábado, 20, às 15h30, a população de Palmas receberá uma demonstração do sistema Defesa Civil Alerta, do governo federal. Trata-se de uma nova ferramenta de alerta emergencial que enviará mensagens direto para celulares em caso de risco.

O aviso pelo sistema de alerta será enviado para aparelhos conectados à rede móvel 4G ou 5G, cuja função é alertar rapidamente a população residente ou visitante na área afetada sobre eventos extremos ou situações de risco, como tempestades, alagamentos, vendavais e deslizamentos.

A mensagem de alerta aparecerá sobrepondo qualquer conteúdo que o usuário esteja acessando pelo celular, ou seja, interrompe o que esteja sendo exibido na tela, até que seja visualizada e fechada pelo usuário. O sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast, que permite enviar mensagens visuais e sonoras diretamente aos aparelhos sem a necessidade de aplicativo ou cadastro prévio.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Ângelo de Silva Abreu, a combinação de tecnologia moderna de alerta via celular, o alcance sem a necessidade de cadastro e a atuação coordenada com as defesas civis locais têm o potencial de salvar vidas e reduzir danos.

A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) em parceria com o Ministério das Comunicações, a Anatel e as operadoras de telefonia, será implementada progressivamente no País.

Texto: Márcio Greick
Edição: Fernanda Sousa

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Prefeitura de Peixe retoma travessia de balsa e obra de pavimentação às vésperas do período eleitoral, reclama moradora

2 de outubro de 2026 - 13:14

Formoso do Araguaia decreta emergência após incêndio atingir aldeia e causar grandes prejuízos

30 de setembro de 2026 - 14:55

Quinze municípios do Tocantins adotam Lei Seca nas eleições de 2026; Gurupi fica fora da restrição entre os grandes polos

30 de setembro de 2026 - 12:24

UnirG readequa calendário de Medicina em Paraíso e descarta antecipação de colação de grau

30 de setembro de 2026 - 12:05

Mutirão recolhe 18 toneladas de lixo das margens do Rio Tocantins em Peixe

30 de setembro de 2026 - 11:21

Trecho da pista marginal do Viaduto Central em Gurupi é interditado a partir desta terça-feira para obras de drenagem

29 de setembro de 2026 - 19:00
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.