Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 30 julho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Fé, tradição e cultura no retorno da Romaria da Sucupira em Dianópolis 
Cidades

Fé, tradição e cultura no retorno da Romaria da Sucupira em Dianópolis 

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins25 de julho de 2022 - 13:012 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

A celebração da saída das Folias, aconteceu na Capela de Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo, no povoado que fica distante cerca de 30 quilômetros da cidade, onde todos os anos, na primeira semana de agosto, rezam em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, reunindo milhares de fiéis e romeiros que vão até o local, para agradecer e renovar sua fé.

A Romaria deste ano, acontece entre 4 e 7 de agosto, com missas diárias, celebradas pelo Pároco Tiago Augusto Messias. A chegada das Folias, momento emocionante da festa, acontecerá na sexta-feira, 05 de agosto, quando foliões e romeiros se encontram na frente da Capela, depois de percorrem a região de sertão das Serras Gerais por 10 dias, visitando famílias, onde são recebidos em pousos nas fazendas, chácaras, levando a tradição e a fé da religião católica, saudando Nossa Senhora do Rosário e o Divino Espírito Santo.

Tradição secular dos dianopolinos, a Romaria da Sucupira teve início em meados do século XIX, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Nossa Senhora do Rosário entre os galhos de um pé de sucupira, dentre o sertão dianopolino e de Conceição do Norte.

Naquela localidade havia grandes jazidas de ouro, atualmente esgotadas pela extração.

Todos os anos a festa é marcada pela chegada das folias, levantamento dos mastros em honra à Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo, missas, coroação de Nossa Senhora, batizados, Reinado do Divino, terço cantado, finalizando com a missa dos romeiros na segunda-feira.

A festa conta com Imperador e Imperatriz de Nossa Senhora e do Divino, alferes e mastreiros. “Estamos felizes em poder reencontrar nosso povo, reafirmar a nossa fé e celebrar a vida nestes quatro dias de festas na Romaria da Sucupira. Agradecemos a Deus por mais essa oportunidade e temos certeza de que será uma linda festa, de reencontos familiares, de união com Cristo e espiritualidade para que assim, possamos continuar avançando para águas mais profundas”, destacou Padre Tiago Augusto Messias.

Destaque
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Colisão entre caminhões na BR-153 deixa motorista preso às ferragens em Gurupi

29 de julho de 2026 - 09:43

Semana Pedagógica 2026/2 abre segundo semestre letivo da rede municipal de Gurupi com palestra de Roberto Minuzzi

29 de julho de 2026 - 07:49

Secretária da Mulher e Cidadania de Gurupi é aprovada em mestrado da FGV com bolsa integral da Fundação Itaú

27 de julho de 2026 - 15:59

Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente de moto na BR-153

25 de julho de 2026 - 12:45

Câmara de Peixe abre concurso público e oferece vagas imediatas e cadastro de reserva

25 de julho de 2026 - 09:58

Após atraso no pagamento de aluguel, Justiça determina despejo de agência bancária no TO

23 de julho de 2026 - 09:55
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.