Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 16 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Araguaina»Fiscais orientam sobre medidas restritivas em supermercados de Araguaína
Araguaina

Fiscais orientam sobre medidas restritivas em supermercados de Araguaína

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins3 de maio de 2020 - 10:013 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

As fiscalizações nesses locais são para evitar aglomerações e para que as pessoas possam seguir as medidas dos decretos municipais implantadas para conter a disseminação do coronavírus na cidade

Por Thatiane Cunha –

Em Araguaína, a força-tarefa de fiscalização está percorrendo os supermercados em mais uma ação para conter o avanço da covid-19 na cidade. Na manhã deste sábado, 2, mais de 12 desses estabelecimentos receberam as equipes. A intensificação dos fiscais nesses locais é para evitar aglomerações e orientar sobre as medidas restritivas de acordo com os decretos municipais 222 e 217, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social.

As pessoas e estabelecimentos que descumprirem as determinações responderão por crime contra a ordem e saúde pública, além de multas previstas na legislação municipal. A reincidência será motivo para imediata interdição do estabelecimento. Em menos de 15 dias, a cidade saltou de cinco casos confirmados de covid-19 para 75, sendo que desses, 7 estão recuperados da doença.

Consciência da população
“O mais importante é que as pessoas tenham essa consciência de que a ida ao supermercado é algo essencial e que mantenham todas as medidas de segurança. Não é momento de tolerância, é preciso que todos saibam a importância de seu papel para conter o vírus”, alertou o diretor do Departamento de Posturas e Edificações (Demupe) e coordenador da força-tarefa no Município, Nicasio Mourão.

A fiscalização está sendo executada conjuntamente pela Vigilância Epidemiológica, Agência de Segurança, Transporte e Trânsito, com apoio das Polícias Militar, Civil e Ambiental e Corpo de Bombeiros. A Prefeitura já contratou 10 auxiliares de fiscais e mais 10 estão sendo contratados na próxima semana para reforçar as ações de combate à covid-19.

O que dizem os decreto
De acordo com o Decreto Municipal nº 222, os hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros e centros de abastecimento de alimentos deverão manter a distância mínima de dois metros entre estações de trabalho, entre o vendedor o cliente e entre as pessoas nas filas.

Ainda deverão intensificar das ações de limpeza e disponibilização obrigatória aos clientes e trabalhadores de álcool 70 graus INPM e fixar placa informativa com a capacidade máxima de atendimento do estabelecimento. Esses estabelecimentos devem funcionar até no máximo às 21 horas e é proibida a comercialização de bebidas alcóolicas.

Ainda há a impossibilidade de trabalho das pessoas consideradas do grupo de risco e os demais deverão ter escala de revezamento entre funcionários no atendimento direto ao cliente.

Já o Decreto nº 217 proíbe a entrada e a permanência de qualquer pessoa sem máscara de proteção respiratória nos estabelecimentos, os quais se responsabilizam pelo impedimento.

Ajude a fiscalizar
As denúncias de descumprimentos dos decretos municipais podem ser feitas pelos telefones 3411 5640, 3411 5639 e 99949 5394 em horário comercial; no plantão realizado por mensagem via Whatsapp 99972 6133 até a meia-noite; ou por mensagem via e-mail [email protected].

A Polícia Militar deve ser acionada pelo 190 das 13h30 às 17h30.

Araguaína. Coronavírus (Covid-19)
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Judiciário nega pedido liminar para suspensão da gestão compartilhada das UPAs de Palmas

13 de abril de 2026 - 22:44

MPTO reforça regras de transparência para emendas parlamentares em Filadélfia e Babaçulândia

13 de abril de 2026 - 18:25

Cariri estreia com vitória em casa e garante três pontos no Copão Tocantins

12 de abril de 2026 - 21:43

Fé e música: Cariri realiza Dia do Católico com show nacional de Ramon e Rafael

11 de abril de 2026 - 12:05

Com aumento de internações por gripe no país, Gurupi alerta para baixa procura pela vacin

10 de abril de 2026 - 16:06

URGENTE! Região Metropolitana de Gurupi mobiliza gestores

10 de abril de 2026 - 08:49
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.