Após reclamação do vereador Sargento Jenilson (PRTB), único que se diz da oposição na Câmara de Vereadores, sobre obras paradas, o Portal Atitude ouviu também a Prefeitura de Gurupi que comentou sobre obras que serão retomadas e divulgou um cronograma das obra que serão inauguradas nos próximos meses.
por Wesley Silas
No olhar do vereador Sargento Jenilson (PRTB), diversas obras estão paralisadas em Gurupi e, segundo ele os motivos seriam por falta de projetos técnicos adequados na execução das obras. Ele cita que a prefeitura estaria realizando no momento 20 obras, destas 09 estariam paradas.
“Diversas obras em Gurupi ainda estão paradas por falta de projetos técnicos adequados durante a execução, como é o caso da Ampliação do Mercado Municipal, Avenida E no Nova Fronteira. Alguns casos as empresas não conseguiram cumprir com o cronograma e/ou queriam ajustes nos valores o que inviabilizou o CEMEI do setor Medeiros e a primeira etapa da Avenida B. Já a Avenida C foi iniciada com recursos próprios no Parque Nova Fronteira e até o momento não foi concluída. Sobre as obras de pavimentação das Ruas do Waldir Lins a execução atual são oriundas de emendas parlamentares e as empresa tinha desistido da obra por falta de condições financeiras para tocar as obras ainda antes mesmo no período chuvoso do ano passado. Enquanto vereador sempre estive atuante e cobrando das autoridades competentes a continuidade por meio de novos processos ou reabilitações dessas empresas que na maioria das vezes apenas entram para atrapalhar a licitação e os prazos que o poder público precisar executar.” Justificou o parlamentar Sargento Jenilson (PRTB).
O que diz a Prefeitura
Para a prefeitura alguns gargalos já estão sendo resolvidos, como são os casos da ruas Nova Fronteira e Waldir Lins que serão assinadas nova ordem de serviços por conta da rescisão contratual.
“Sobre os serviços de drenagem e pavimentação asfáltica no município, incluindo os bairros Nova Fronteira e Waldir Lins, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que foram feitas as licitações, mas as empresas vencedoras não corresponderam as expectativas e procrastinaram o processo. A prefeitura então rescindiu contrato com as mesmas e teve que realizar nova licitação e nesta quarta-feira (08) será assinada e dada a ordem de serviço para início dos serviços de pavimentação asfáltica, tanto para as que estavam paradas por conta da rescisão com as empresas, quanto em novos bairros que foram contemplados”, informou a Prefeitura.
Ao contrário da postagem do vereador em que ele afirma que a obra da Unidade Básica de Saúde do setor Parque das Acácias que estaria paralisada, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu “que a obra já foi finalizada e será entregue esse ano”.
Quando a paralisação do Parque Linear, a Prefeitura informou que “as obras tiveram que ser paralisadas por causa do aumento no volume de água no córrego Mutuca devido o período chuvoso, mas será retomada no dia 15 de maio”.
A Prefeitura comentou também sobre as obras do CEMEI Jardim Medeiros. “Sobre as obras do CEMEI do Setor Jardim Medeiros, a Secretaria Municipal de Educação esclarece que a empresa que havia vencido a licitação foi desabilitada e foram tomadas todas as providências conforme preconiza a lei. Foi feito a readequação do projeto e uma nova licitação será feita no dia 10 de maio”, explicou.
Inaugurações agendadas
Na nota a Prefeitura aproveitou para divulgar a agenda das inaugurações marcadas para acontecer nos próximos meses. Conforme a prefeitura a primeira será a Praça que fica ao lado da Igreja N.S. D´Abadia que acontecerá no dia 12 de maio, a conclusão do Campus I da Unirg acontecerá no dia 14 de junho, a reforma e ampliação da pista de Skate está marcada para se entregue no dia 26 de junho e o Centro Cultural Mauro Cunha e auditório Multifacetário, que passou por reformas e ampliações, será entregue no mês de agosto.
Outra obra que será anunciada nesta quarta-feira, 08, será o anúncio de pavimentações asfáltica que atenderá os setores Nova Fronteira, Atalaia, Jardim dos Buritis, Waldir Lins, São Jorge, Jardim Medeiros, Setor Aeroporto II, Parque das Acácias II, Alto da Boa Vista e Irmãos Ferreiras. “O objetivo é entregar Gurupi ao fim do mandato com 100% de asfalto, 100% de energia e água tratada e 100% regularizada e com praças novas e bonitas para o lazer das famílias”, informou a Prefeitura de Gurupi.
Obras em andamento para ser entregue em 2019
Diante aos questionamentos do vereador, a prefeitura fez questão de enviar também lista com as obras que estão em andamento. Dentre eles estão 05 Unidades de Saúde que atenderão os setores Sol Nascente, Campo Bello, Nova Fronteira, Parque das Acácias e Centro.
Também estão em andamento o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II no centro de Gurupi, 02 Centros Municipais de Educação Infantil CEMEIs nos setores Santa Rita e Vila Nova. Assim como um Centro de Especialidades Odontológicas – CEO no setor Casego e um Centro de Reabilitação Física e Intelectual – CER, na BR-242, saída Leste da Cidade.