O homem estava em uma cela de triagem quando apresentou os sintomas e não chegou a ter contato com outros detentos. O caso foi na Unidade Penal de Gurupi. Conforme a Secretaria da Cidadania e Justiça, é o primeiro caso de morte de preso no Tocantins, vítima da doença.
da redação
Foi registrada nesta segunda-feira (22) o primeiro caso de morte de preso por causa da covid-19 no estado. Segundo reportagem do G1 Tocantins, o falecimento foi de um detento que tinha 51 anos, que tinha entrado na unidade no dia 02 de março e começou a apresentar sintomas da doença 13 dias depois, no dia 15.
A Seciju explicou que como medida de prevenção durante a pandemia, sempre que um novo preso é admitido em um presidio no Tocantins ele fica 15 dias em isolamento.
Ele foi examinado por uma médica da unidade que constatou baixa saturação e o encaminhou para uma Unidade de Pronto Atendimento. Ele fez um primeiro exame de Covid-19 que apontou resultado negativo, mas como seguia debilitado ficou internado na unidade. Foi realizada uma contraprova do teste, que constatou a doença.
Ele apresentou piora a partir do dia 19 de março e acabou sendo internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O homem morreu nesta segunda-feira.