Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 6 novembro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Gurupi (TO)»Extrato de planta contra o vírus da dengue é patenteado por pesquisadora da UnirG
Gurupi (TO)

Extrato de planta contra o vírus da dengue é patenteado por pesquisadora da UnirG

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins23 de outubro de 2023 - 11:343 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

Caninana e cipó-cruz são alguns dos nomes populares da Chiococca alba, uma espécie facilmente encontrada no cerrado brasileiro e que tem sido estudada por sua propriedade antiviral contra a dengue. Nas últimas semanas, um extrato da planta foi patenteado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em nome da professora do curso de Farmácia da Universidade de Gurupi – UnirG, Drª Jaqueline Cibene Moreira Borges. A pesquisa foi realizada por ela durante os estudos do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia, pelo Programa de Pós-Graduação da Amazônia Legal da Rede (PPG Bionorte).

Essa é a primeira patente concedida a pesquisadores do Tocantins envolvendo o extrato de uma planta para essa finalidade.

Caninana e cipó-cruz são alguns dos nomes populares da Chiococca alba, uma espécie facilmente encontrada no cerrado brasileiro

A pesquisa teve início há quase nove anos, sob a orientação do professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dr. Raimundo Wagner de Sousa Aguiar, e contou com a colaboração do Dr. Alex Sander Rodrigues Cangussu e Dr. Cristiano Bueno de Moraes, também da UFT.

“Foi realizado um estudo de bioprospecção, que visa buscar compostos originados de plantas que possam, eventualmente, resultar no desenvolvimento de um produto. Entre as espécies estudadas, a Chiococca alba mostrou efeito satisfatório contra o mosquito da dengue”, explica a Drª Jaqueline.

O extrato é destinado a formulações por via oral para terapia antiviral contra o vírus DENV-2. “O uso da composição proposta tem aplicação futuras também para o Sistema Único de Saúde em pacientes que forem diagnosticados com dengue”, disse Cibene.

A pesquisadora pretende continuar com os estudos em novas fases da pesquisa. “Esperamos contar com o auxílio de alguma multinacional que possa investir em pesquisas mais avançadas na fase clínica. Com essa patente temos a possibilidade de impulsionar outros estudos a partir da mesma planta”, disse.

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, o registro de patente é muito importante para o aprimoramento da cultura empreendedora e científica na universidade.

“É muito gratificante e extremamente importante termos na UnirG professores com registro de patentes. Além de desenvolver uma cultura empreendedora nos estudantes, esses docentes desempenham um papel crucial na transferência de tecnologia do ambiente acadêmico para o setor produtivo. Isso pode levar ao desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que beneficiam a sociedade e a economia”, frisa Pegoraro.

O depósito do projeto no INPI, que é o pedido para o registro, foi realizado em 2018. Desde então passou por rigorosa avaliação até a concessão da carta de patente de invenção, com validade de 20 anos.

Outro projeto, de uso de extrato acetona de Peltastes peltatus como agente antiviral contra o vírus DENV-2, também desenvolvido pela Drª Jaqueline, está em fase de análise no INPI, aguardando registro de patente. 

 

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

CÂMARA DE GURUPI: Indicação do vereador Romildo Santos propõe programa municipal contra violência e indisciplina direcionadas a professores

5 de novembro de 2026 - 22:33

Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa é destaque na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética – ONEE 2026

5 de novembro de 2026 - 11:46

Josi Nunes e Dorinha Seabra articulam liberação de recursos para infraestrutura, rodoviária, manutenção dos Correios, saúde e videomonitoramento em Brasília

4 de novembro de 2026 - 22:00

“Gurupi em Arte”: Prefeitura lança concurso cultural para revelar talentos artísticos de crianças e adolescentes durante aniversário de 68 anos da cidade

4 de novembro de 2026 - 18:27

Cooperfrigu celebra 22 anos do Programa Socioambiental COOPERAR com festa gigante para crianças em Gurupi

2 de novembro de 2026 - 13:12

Gurupi terá festival gastronômico com premiação de até quatro salários mínimos

30 de outubro de 2026 - 15:51
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.