Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 14 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Legislativo não pode dar desconto no ISS ou IPTU, como propôs Câmara de Gurupi
Cidades

Legislativo não pode dar desconto no ISS ou IPTU, como propôs Câmara de Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins16 de outubro de 2019 - 14:012 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Apesar da boa intenção do Projeto de Lei oferecer ao contribuinte descontos no Imposto Sobre Serviços (ISS) ou do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de pessoas físicas ou jurídicas a instalarem câmeras de monitoramento em seus imóveis, a iniciativa incide à invasão de competência.

por Wesley Silas

O incentivo fiscal, proposto no Projeto de Lei de autoria do vereador Ivanilson Marinho (MDB) prevê beneficiaria os proprietários de imóveis privados e comerciantes não sujeitos à tributação do ISS e aos imóveis sujeitos a tributação do Imposto Territorial Rural (ITR).

De acordo com um advogado Dr. Diogo Sousa Naves, a matéria seria de competência do Poder Executivo por estar relacionada a receita municipal e conforme as normas o Legislativo não pode intervir em questão como o aumento das despesas, assim como na retração da receita, o que aumentaria, efetivamente a despesas.

“Isso, ao meu ver, é invasão de competência que é exclusiva do Poder Executivo. O Legislativo não pode legislar matérias que implique em aumento de despesa e, consequentemente, matérias que implicaria em retração da receita”, disse.

Provocar o Executivo

Para o vereador Ivanilson Marinho, que também é advogado, a ideia teria sido para provocar o Poder Executivo. “Eu sei que a competência é do Executivo porque tem impacto nas receitas, mas eu não vejo problema algum na apresentação do Projeto de Lei, podendo o Prefeito conceder o benefício fiscal. O exemplo é o mesmo do incentivo para aquisição pelo gurupiense da energia fotovoltaica, estamos aguardando da Finanças os estudos da compensação tributária para se evitar a renúncia de receita. Neste PL do Executivo está praticamente, e a nova proposta visa chamar atenção do Executivo para essa colaboração entre o Poder Executivo, forças de segurança pública e comunidade”, disse Ivanilson.

Mais de 88% Projetos de Leis arquivados em 2018

Um levantamento feito pelo Portal Atitude  em março deste ano mostrou que  em 2018 foram apresentados 116 PLs, deste 103 ficaram nas comissões de finanças e Legislação de Justiça por vício de iniciativa e apenas 08 foram sancionados pelo prefeito Laurez Moreira.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Prefeitura de Gurupi realiza reuniões técnicas com o Tribunal de Contas para alinhar licitações

14 de maio de 2026 - 15:59

MP rejeita tese de defesa e pede continuidade de ação penal por furto de gado contra vereador de Cristalândia

14 de maio de 2026 - 07:15

Vereador Ivanilson Marinho denuncia golpe de falso advogado que usa nome da Unirg e de escritório de advocacia de Gurupi

13 de maio de 2026 - 17:51

Pesquisa do IFTO divulga análise semestral de preços e acessibilidade da cesta básica nas periferias de Gurupi

12 de maio de 2026 - 19:10

Cavalgada da 51ª Expo Gurupi mobiliza forças de segurança e reúne comitivas em reunião geral de alinhamento realizada nesta segunda-feira

12 de maio de 2026 - 18:15

Cooperfrigu realiza 22ª edição do projeto Cooperar em alusão ao Dia das Mães

10 de maio de 2026 - 10:09
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.