Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 30 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Cariri do TO»Máxima de 43ºC | Meteorologista alerta sobre “sensacionalismo” envolvendo alta temperatura e clima seco
Cariri do TO

Máxima de 43ºC | Meteorologista alerta sobre “sensacionalismo” envolvendo alta temperatura e clima seco

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins6 de outubro de 2020 - 23:454 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O meteorologista Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral, criticou a forma de divulgação da onda de calor com “alerta para risco de morte” para a região sul do Tocantins. “Há muitas notícias sensacionalistas e penso que ninguém no Estado do Tocantins conheça alguém que tenha morrido porque a temperatura chegou a 42ºC”, defende o meteorologista. Ele comentou ainda sobre a previsão de chuvas para a região Sul e Oeste do Tocantins.

por Wesley Silas

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alertas de baixa umidade na área Sul Tocantinense. Conforme o INMET, a  umidade de ar em Gurupi poderá chegar mínima de 10% na sexta-feira, 09, e sábado 10 com temperatura variando entre 26°C e máxima de 43°C fazendo com que acendesse o alerta laranja que indica situação meteorológica perigosa. A notícia do INMET fez com que muitos jornais regionais e grandes sites nacionais como a CNN publicassem matérias jornalísticas “alertando para risco de morte” devido ao aumento da temperatura e ar seco.

“Há muitas notícias sensacionalistas e penso que ninguém no Estado do Tocantins conheça alguém que tenha morrido porque a temperatura chegou a 42ºC. É uma questão para a gente ver qual o tipo de notícia que estamos ofertando para população. Eu acredito que a recomendação continua a mesma do período de estiagem porque continua seco, com baixo índice de umidade relativa do ar e com as temperaturas elevando um pouco. Isso é óbvio a atmosfera vai ficando mais quente porque não está entrando umidade”, disse o meteorologista José Luiz Cabral.

Segundo o meteorologista, as pessoas devem ter “muito cuidado” com os alardes espalhados em redes sociais devido a não compreensão de termos técnicos da onda de calor publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

“A pergunta é: Qual foi o ano que no Tocantins não teve temperaturas elevadas? É isto que eu questiono e este alerta deve servir para as regiões Centro Sul do Brasil, mas para nós do Tocantins e da região norte onde temos muita incidência de raios solares e estamos próximos da linha do equador são coisas que devemos ter cuidado porque a recomendação continua sendo a mesma de evitar atividades nas horas mais quentes do dia porque a umidade relativa continua muito baixa que associada ao calor pode trazer a um stress. Por isso precisamos nos manter bastante hidratados, mas no meu entender nada que seja de alta excepcionalidade”, explica.

Previsão para chuva

Conforme o meteorologista, as chuvas deverão acontecer de forma isolada a partir da próxima semana.

“O fato é que continua quente e vai ser uma semana que continua seca e estamos prevendo que não haverá índices pluviométricos significativos, tão pouco que a humidade venha melhorar. Então continua quente e seco. Mudanças estão prevista a partir de domingo ou segunda-feira quando poderá entrar uma umidade que associada com este calorão poderá provocar pancadas de chuvas bem localizadas, principalmente na região Oeste  e sul do Tocantins”, disse.

Recomendações do INMET:

Lembrando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o índice de umidade ideal, que não causa danos ao ser humano, deve variar entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção. Veja abaixo algumas recomendações:

– Pratique atividades físicas antes das 10:00h e após às 17:00h;

– Prefira refeições leves, adicionando ao cardápio frutas e verduras;

– Quando houver sol, utilize guarda-chuva ou sombrinha para se proteger dos raios solares;

– Mantenha-se hidratado, beba bastante líquido, principalmente crianças e idosos;

– Evite bebidas diuréticas (café e bebidas alcóolicas);

– Hidrate a pele e umidifique o ambiente;

– Se necessário lave, o nariz com soro fisiológico;

– Use roupas leves.

Calor INMET Tempo Seco Tocantins.
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Palmas no topo do ranking: 9 colisões contra postes de energia em 2026

30 de março de 2026 - 17:25

Acadêmica é autora de projeto que pode virar lei em Araguaína

30 de março de 2026 - 17:10

Deputado Dr Danilo Alencar se filia ao MDB e reverência força história da sigla em Paraíso e no Tocantins

30 de março de 2026 - 14:02

MPTO investiga falta de transparência em bolsas integral de Medicina da UnirG em Gurupi

28 de março de 2026 - 13:29

Procedimentos combinados em cirurgia plástica exigem planejamento rigoroso e atuação especializada, alerta Cooperativa de Anestesistas do Tocantins

27 de março de 2026 - 13:48

O Tabuleiro de 2026: Antecipação eleitoral e o jogo de recados de “morde e assopra” na ASSCAM 

26 de março de 2026 - 21:40
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.