Depois de superações de problemas de saúde em que ele teve que se afastar como Coordenador de Cultura e Desporto Educacional da I Escola de Tempo Integral de Gurupi, José Seabra Lemos, o professor Weliton de Freitas Silva da Escola Estadual Cândido Figueira, situada no município de Figueirópolis, falou sobre superação, esclareceu sobre um equívoco de citar o Tocantins na região Centro Oeste do País e relatou os desafios que o levou vencer etapa regional Centro-Oeste da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil.
por Wesley Silas
“Quando após longos sete meses afastado da Educação retornei, pedi remoção para a Cidade que primeiro fiquei ao assumir meu concurso no Tocantins, que foi Figueirópolis, onde, hoje resido com minha família e tenho hoje ainda mais convicção que é na ponta, ou seja, na sala de aula que a gente poderá formar um cidadão crítico, consciente e capaz de lutar por seus ideais, sem precisar se envolver no mundo do crime e nem ficar dependendo somente de programas sociais, que em parte o restringe de ir em busca de melhorias para si e para sua família!”, disse.
Ao contrário do que foi noticiado pela assessoria do MEC, o professor Weliton de Freitas relatou ao Portal Atitude que prêmio e consequentemente o resultado publicado ontem é Nacional e não somente no Centro Oeste e “meu relato também competiu na Região Norte, a qual fica o Tocantins”, disse.
Ele relatou que foi selecionado na Categoria Temática Especial “Esporte como estratégia de aprendizagem” e não “Ensino Fundamental 4º e 5º anos”, onde, foram selecionados cinco Professores de Educação Física no País. “Aqui também são alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II Fase”, explica.
O que você se propôs a ensinar para os alunos (Motivação para elaborar a prática pedagógica)?
Weliton de Freitas – O projeto desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano do Colégio foi: “O Brasil não é somente o País do Futebol, como uma grande maioria prega por ai!”. Tal ação teve o intuito de promover a desmistificação de que o Brasil é o País do Futebol, como, grande parte da mídia nacional prega, pois, ao entrar nas salas de aula do Colégio a primeira pergunta dos alunos foi: “Professor nós vamos jogar futebol hoje?”.
Quais foram às ações desenvolvidas (Implementação da prática pedagógica)?
Weliton de Freitas – Após algumas investigações através de uma Anamnese Inicial, foi constatada que as aulas práticas na disciplina de Educação Física vivenciadas pelos alunos se resumia basicamente a ida dos meninos para a quadra, onde, jogavam Futsal e não Futebol como diziam, e das meninas para uma quadra de voleibol montada no pátio. Em meio a este contexto, percebi que tanto os meninos, quanto as meninas, tinham uma grande carência de habilidades psicomotoras básicas para a iniciação esportiva que devem ser trabalhadas de forma intercalada com os conteúdos específicos pertinentes a disciplina de Educação Física. Após esta observação inicial, o primeiro questionamento que fiz aos alunos foi: “Vocês querem jogar Futebol ou Futsal?”, pois, na quadra se joga Futsal, com 5 jogadores de cada lado e o tênis utilizado é de quadra. Já o Futebol é jogado no campo, com 11 jogadores de cada lado e se usa chuteira de cravo. Daí em diante eles começaram a perceber as diferenças e passaram a utilizar o termo Futsal ao perguntar sobre a ida para a quadra, o que foi gerando curiosidade nas turmas. Surgiu daí uma meta geral, que é a desmistificação de que o Brasil não é somente o País do Futebol, como, uma grande maioria prega por aí. Já as metas específicas estabelecidas foram:
Trabalhar as diversas modalidades coletivas e individuais. -Disponibilizar uma apostila a cada Bimestre. -Estimular a conservação do patrimônio público e ir atrás dos responsáveis pela melhoria das condições existentes no setor público e em especial a área do Desporto Escolar. -Fazer as demarcações das linhas específicas da quadra de cada modalidade.
O que os alunos efetivamente aprenderam (Resultados da prática pedagógica)?
Weliton de Freitas – Com o projeto os alunos aprenderam prioritariamente que o Brasil não é apenas o País do Futebol, como, são induzidos em parte pela mídia. Tiveram a oportunidade de descobrir novas modalidades esportivas, como o Atletismo, Basquetebol e Tênis de mesa, onde, algumas puderam ser vivenciadas na prática e outras somente através de vídeos educativos ou teoria, entendendo que não é somente o futebol a modalidade existente no País. Houve uma maior conscientização e zelo pelos bens do Colégio. Aprenderam diversos conteúdos teóricos que servirão de base para uma melhoria na medida do possível de suas ações em casa e no Colégio, buscando uma melhor qualidade de vida através da prática esportiva regular e orientada.
![Professores-do-Brasil-Anexo-I-Foto-atual-1024x614 “O Brasil não é o país só do futebol como a grande maioria fala”, destaca vencedor do Prêmio Professores do Brasil Professores-do-Brasil-Anexo-I-Foto-atual-1024x614 “O Brasil não é o país só do futebol como a grande maioria fala”, destaca vencedor do Prêmio Professores do Brasil](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Professores-do-Brasil-Anexo-I-Foto-atual-1024x614.jpg)
E você, professor (a), o que aprendeu com essa experiência para aperfeiçoar sua prática pedagógica?
Weliton de Freitas – Com o desenvolvimento deste trabalho, pude adquirir novos conhecimentos, tanto no campo teórico como prático para lidar com maior experiência ao tratar das diferentes modalidades esportivas, sejam elas coletivas ou individuais. Tais conhecimentos me possibilitaram ter mais argumentos e atividades educativas para desenvolver meu trabalho de forma contextualizada, atrativa e ao mesmo tempo conscientizar os alunos sobre a importância de se envolverem na busca por melhorias dentro do Colégio e de conservar o que já dispõem. Assim sendo, o presente projeto veio agregar valores e saberes para o fortalecimento de minha trajetória profissional, que como se sabe deve estar sob constante reflexão, avaliação contínua e mudança, buscando as melhorias necessárias para o bom andamento do processo ensino e aprendizagem.