Em denúncia ao Portal Atitude Tocantins um morador afirmou que o distrito sofre com a falta d’água. Quando tem água ele disse que os moradores precisam quebrar os canos, pois não há força suficiente para ela chegar ao encanamento das casas.
Por: Redação
A BRK Ambiental está com dificuldades para atender a Vila Quixaba, distrito rural de Peixe. A empresa é responsável pelo abastecimento de água e nos últimos dois meses os moradores do local estão com dificuldades quanto ao serviço.
Em denúncia ao Portal Atitude Tocantins um morador afirmou que o distrito sofre com a falta d’água. Quando tem água ele disse que os moradores precisam quebrar os canos, pois não há pressão suficiente para ela chegar ao encanamento das casas.
Em nota ao Atitude Tocantins a BRK explicou a situação. Segundo a empresa, a solicitação da Prefeitura de Peixe para a estruturação do serviço de abastecimento foi atendida. “Diversos trabalhos já foram realizados no local como a recuperação do reservatório local e ainda, troca de redes e ramais que compõem o sistema de abastecimento. Outras ações, como a perfuração de novos poços, estão em fase de planejamento para realização no ano que vem”, informou a nota.
O problema, de acordo com a empresa, está na gratuidade do serviço, que pode estimular um consumo exagerado. “Hoje, o serviço existente no local não possui hidrometração – ou seja, não há cobrança aos moradores, o que estimula o alto consumo, prejudicando a regularidade do serviço”, explicou.
A empresa afirmou que irá conscientizar os moradores. “A concessionária iniciará um trabalho de conscientização e auxílio aos moradores quanto aos cuidados com instalações internas dos imóveis além da orientação quanto aos requisitos para inclusão na Tarifa Social, benefício para pessoas de baixa renda, que concede 69% de desconto nas faturas”, afirmou.
Confira a nota da BRK Ambiental na íntegra:
A BRK Ambiental é a concessionária responsável pelo abastecimento da área urbana dos 47 municípios que opera. Em relação à Vila Quixaba, distrito rural da cidade de Peixe (TO), houve pedido da prefeitura para estruturação do serviço de abastecimento com água tratada na localidade.
Diversos trabalhos já foram realizados no local como a recuperação do reservatório local e ainda, troca de redes e ramais que compõem o sistema de abastecimento. Outras ações, como a perfuração de novos poços, estão em fase de planejamento para realização no ano que vem.
Hoje, o serviço existente no local não possui hidrometração – ou seja, não há cobrança aos moradores, o que estimula o alto consumo, prejudicando a regularidade do serviço.
A concessionária iniciará um trabalho de conscientização e auxílio aos moradores quanto aos cuidados com instalações internas dos imóveis além da orientação quanto aos requisitos para inclusão na Tarifa Social, benefício para pessoas de baixa renda, que concede 69% de desconto nas faturas.