Com o objetivo de avaliar o ensino municipal e refletir sobre as metodologias aplicadas no processo de ensino aprendizado é que a Secretaria Municipal de Educação implantou nesse ano o Sistema de Avaliação Educacional de Gurupi (Saeg), aplicado aos alunos dos 5° e 9° anos da rede municipal, nos períodos matutino e vespertino. A avaliação acontece depois que as escolas municipais de Gurupi tiveram avaliação abaixo do esperado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Outro número negativo a queda de alunos matriculados na rede municipal. Confira também na matéria o comparativo deste índice entre com as principais cidades do Tocantins e os números de alunos matriculados nos últimos 06 anos.
por Wesley Silas – Matéria publicada no dia 26/02/2019 às 18:36 e atualizada no dia 19 de agosto de 2022 – 05:30
As melhorias nas infraestrutura das escolas municipais de Gurupi que passaram a ter ar condicionado, dentre outras benfeitorias são vistas em todas as escolas municipais de Gurupi. Agora, quando o assunto são investimentos na valorização humana, principalmente em salários dignos para os profissionais da educação que há algumas décadas já foi considerado um dos maiores do país, a situação muda. Além da falta de um salário condizente ao peso da profissão, um bombardeio de problemas que vãos de grande carga de cobranças, somado a indisciplina em sala de aula e pressão de todos os lados estão levando os professores a se afastarem das salas de aulas por estresses ou depressão e outras doenças psicossomáticas.
Outro número curioso, mostrado recentemente pelo portal Atitude, é a queda de alunos matriculados no últimos seis anos, em especial no ensino fundamental em que Secretaria anunciou irá aplicação de avaliação própria dos alunos (leia abaixo). Dados repassados pela Secretaria Municipal mostram que ano de 2014 a rede municipal de ensino tinha 5.412 alunos matriculados e em 2018 a numero caiu para 5.073, comprovando fortes indicativos para existência de evasão escolar. Para isso refletir, sobre estes números basta observar no IBGE a população de Gurupi em 2010 que era 76.755 e fazer um paralelo com a de 2018 que fechou o ano em 85.737. Contudo, a capacidade de gestão do secretário Municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, em infraestrutura fica arranhada devido o tímido aumento de seis alunos na rede municipal nos últimos seis anos.
Confira as informações do Sistema de Gerenciamento Escolar referente aos dados referentes aos alunos matriculados na rede Municipal de Educação de Gurupi:
Ano | Educação Infantil | Ensino Fundamental | EJA | TOTAL |
2014 | 1657 | 5412 | 507 | 7576 |
2015 | 1744 | 4883 | 272 | 6899 |
2016 | 1877 | 5059 | 320 | 7256 |
2017 | 1960 | 5027 | 313 | 7300 |
2018 | 2120 | 4963 | 234 | 7317 |
2019 | 2277 | 5073 | 232 | 7582 |
CEMEIs
Depois das aberturas de Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI), nomenclatura que substitui a Creche, dentre eles eles o CEMEI Tânia Scotta (Nova Fronteira), Oneide de Souza (Campo Bello) e Irmã Divina (Jardim dos Buritis), a educação infantil (Berçário e Maternal) foi a única que cresceu elas que em 2014 atendia apenas 50 crianças e em 2018 passou atender 405 crianças com idades entre 0 a 5 anos.
No entanto, a comunidade espera pela inauguração de outros três, sendo dois na Vila Nova e Santa Rita (em construção) e o terceiro no Jardim Medeiros que continua com as obras paralisadas causando problemas para aquela comunidade, conforme foi mostrado em uma reportagem publicada em setembro de 2018 no Portal Atitude.
Aplicação de avaliação própria dos alunos
Conforme a Coordenadora Pedagógica da Secretaria, Maria José da Glória, cerca de 976 alunos serão avaliados. E para ela essa prova é extremamente importante para avaliar se as crianças estão conseguindo assimilar os conteúdos e também treiná-las para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Os alunos respondem a 30 questões, sendo 10 de português, 10 de matemática e 10 de ciências naturais. Essa avaliação que é a primeira vez que está sendo aplicada, já consta no calendário escolar municipal e será aplicada três vezes por ano.
O secretário Municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, destaca que avaliação permitirá traçar diagnóstico e criar estratégias de enfrentamento de problemas que afetam a aprendizagem. Destaca também que a interpretação dos dados e dos resultados haverá contribuição para o processo de formação continuada dos profissionais da educação da rede municipal. “Devemos enxergar a avaliação educacional como aliada, não como fiscalizadora, ela direciona, quais ajudas o professor necessita para aprimorar sua prática no cotidiano da sala”, explica.
O diretor da Escola Municipal Professora Ilsa Borges, Jonatas Barreto, lembra que antes os alunos já eram avaliados pelo Estado, por meio de uma prova aplicada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), mas a Secretaria Municipal elaborou mecanismos para fazer a própria avaliação, o que para ele, é um ganho para a rede para verificar o desempenho dos alunos. “Com essa avaliação poderemos observar como foi o rendimento do nosso aluno, para que voltemos o nosso trabalho para um rendimento cada dia melhor deles”, destaca completando que a Saeg vem também para preparar os alunos para a Prova Brasil, que é um dos mecanismos para as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A aluna do 5º ano da Escola Municipal Antônio Lino, Ana Karoliny Gonçalves, comentou que a prova estava difícil, mas gostou de fazê-la para medir os conhecimentos e também alertá-la de que precisa estar sempre estudando e revisando os conteúdos para melhor fixação do que é transmitido em sala de aula.
IDEB
Divulgado em setembro de 2018 pelo Ministério da Educação (MEC), o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O resultado do Saeb foi divulgado na semana passada pelo MEC.
Dos 139 municípios tocantinenses, apenas 27 escolas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, conseguiram alcançar a meta estipulada em 5,5 em uma escala que vai de 0 a 10. Na rede municipal, Palmas (6,6) e Paraíso (6,3) ficaram no topo, enquanto Gurupi alcançou 5,1, abaixo de cidades como Pedro Afonso que teve 6.1, Aliança do Tocantins com 6,0 e Palmeirópolis com 6,0.
Na rede estadual o destaque foi para Gurupi que alcançou a média de 7,3 seguido por Formoso do Araguaia e Paraíso Tocantins com 6,7 e Colinas do Tocantins com média de 6,5. Em Paraíso, Prefeitura anunciou o pagamento de uma bonificação salarial, para todos os profissionais. As cidades que mais se destacaram na região do Tocantins foram Palmeirópolis e Aliança do Tocantins.
Municípios destaques no Tocantins (Rede Municipal – 1º ao 5º Ano)
1º Palmas
Rede Estadual : 5,8
Rede Municipal: 6,6
2º Paraíso do Tocantins
Rede Estadual: 6,7
Rede Municipal: 6,3
3º Pedro Afonso
Rede Estadual x
Rede Municipal: 6,1
4º Aliança do Tocantins
Rede Estadual: 6,2
Rede Municipal: 6,0
5º Palmeirópolis
Rede Estadual
Rede Municipal: 6,0
6º Aurora do Tocantins
Rede Estadual: 6,0
Rede Municipal:
Os demais municípios obtiveram nota menor que 6,0.
Maiores cidades
Araguaína
Rede Estadual: –
Rede Municipal: 5,9
Gurupi
Rede Estadual: 7,3
Rede Municipal: 5,1
Porto Nacional
Rede Estadual: 5,2
Rede Municipal: 5,2