Por Wesley Silas
No coração da região sul do Tocantins, o município de São Salvador se destaca como um exemplo pulsante de empreendedorismo e inovação. Com uma população de apenas 2.385 habitantes e uma área de 1.427,61 km², a cidade está rompendo a barreira do turismo sazonal, aproveitando o potencial do ecoturismo e atraindo investimentos tanto da iniciativa privada quanto do poder público para fortalecer o pequeno empresário e moradores ribeirinhos.
A rota do peixe, que se estende pelo Rio Tocantins entre as usinas hidrelétricas de São Salvador e Peixe Angical, está se consolidando como um destino turístico de excelência. Este trecho, com cerca de 100 km, abriga várias pousadas que oferecem experiências únicas de ecoturismo. O fluxo de visitantes de estados como Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal é um sinal claro do sucesso desta iniciativa.
Em uma reportagem especial, o Portal Atitude, em colaboração com a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (FEBTUR TO) e a Associação dos Veículos de Comunicação do Tocantins (AVECOM), explorou as diversas facetas deste próspero projeto. Guiados por Glaucia Regina da Silva, agente de roteiros turísticos pelo SEBRAE, a reportagem se imergiu na realidade local.
O passeio iniciou na manhã do dia 21, com uma concentração no Rancho Toca do Piau que teve a participação de uma equipe do Prefeito de São Salvado, Edmar José da Cruz (PT), fiscais do Naturatins e representantes do SEBRAE.
Expansão do Ecoturismo e Inclusão Produtiva
A jornada começou no Rancho Toca do Piau, onde autoridades locais e representantes do SEBRAE se reuniram para discutir estratégias de fomento ao turismo. O prefeito de São Salvador, Edmar José da Cruz, enfatizou os desafios de promover o turismo em uma região onde a renda média mensal é de apenas 1,5 salário mínimo, e a ocupação de apenas 12,17% coloca o município na 105ª posição entre os 139 municípios do Tocantins.
A Praia da Moreninha e a Serra do Urubu Rei são alguns dos recursos naturais que estão impulsionando o turismo de aventura e esportivo na região. As vistas panorâmicas do vale da Lagoa Azul e do Lago Peixe Angical são particularmente atraentes.
Próximo a barragem é autorizado a pescaria esportiva e para quem gosta de turismo de aventura a Serra do Urubu Rei é uma ótima alternativa. Neste local o turista contempla o vale da Lagoa Azul e uma visão panorâmica do lago, conforme relata a condutora e guia de turismo, Cássia.
Praia do Retiro
Outra opção para o turista é a Praia do Retiro, um local muito visitado por turistas dos estados de Goiás e Minas Gerais. Lá existem um povoado e paisagens bucólicas com pousadas bem estruturadas para descanso das famílias.
Infraestrutura de Hospedagem e Sustentabilidade
O município também abriga diversas pousadas que somam às suas características uma infraestrutura robusta e um compromisso com a sustentabilidade. A Pousada Martins e a Pousada Praia do Lago são exemplos de como o investimento privado está ampliando as opções de hospedagem e turismo acessível, com diárias competitivas e atividades como caiaque e pesca esportiva.

Próximo a Praia do Retiro encontra-se a Pousada Martins, considerada uma das referências em estrutura, pesca esportiva e gastronomia.
Promovendo a Sustentabilidade e o Ecoturismo
A Pousada do Mariozan, especializada em turismo de pesca esportiva, e o Rancho do Kojak, conhecido pela pesca do tucunaré azul, adicionam valor à rota do peixe com suas acomodações de primeira linha e atividades relacionadas ao ecoturismo. Ambos os locais são exemplos virtuosos de como a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente podem ser aliados estratégicos no crescimento do turismo local.
“Estamos com maior projeto do Estado em tanque rede com 1.800 tanques para ser colocado a partir do ano que vem. Vamos ser um dos municípios mais rentáveis financeiramente. É um projeto privados em parceria com a prefeitura que formará uma cooperativa e neste primeiro momento estamos negociando com o Ruraltins a criação da tilápia que já foi liberada dentro do Rio Tocantins, da bacia Tocantins Araguaia”, disse a condutora e guia de turismo do município.
Pousada Praia do Lago oferece hospedagem barata para o turista
Localizada próximo ao Rancho do Kojak, a Pousada Praia do Lago foi construída, pelo empresário Paulo Arruda, em um espaço de 28 x 100 metros soube aproveitar o espaço criando de um ambiente com chalés modernos com diárias em conta para o turista pelo valor de R$ 200,00 para quatro pessoas, conforme explica o empresário responsável.
Além da hospedagem são oferecidos aos turistas caiaques e uma praia com o píer flutuante. No entanto, o turista devi ficar atento para levar os mantimentos e bebidas e refeição.
Breve explanação do proprietário sobre sua estrutura
Visita técnica na Pousada do Mariozan
A Pousada do Mariozan é totalmente voltada para o turismo da pesca esportiva, com ótimas acomodações e toda a infraestrutura necessária para você e seus amigos fazerem uma ótima pescaria. Localiza-se nas margens do lago da Represa Hidrelétrica Enerpeixe a aproximadamente 45 km da cidade do Peixe – TO.
“A gente trabalha com pacote de pesca de três, quatro até cinco dias e é tudo incluso e eu atende a partir de dupla. Inclui hospedagem, café da manhã, almoço, janta e pescaria. Oferecemos ainda bebidas, combustível e embarcação”, disse.
Mariozan – Recordista Mundial na pesca de tucunaré
Com muitas histórias para contar, o nome de Mariozan Barbosa está inscrito no Guinness World como recordista mundial de duas espécies de tucunarés, como ele relatou em entrevista.
Racho do Kojak, conhecido como a Meca do tucunaré Azul
O último a ser visitado foi o Rancho do Kojak que fica localizado as margens do Lago da Usina Peixe Angical a 117 km da cidade de Gurupi-TO e a uma distância de 320 km do aeroporto de Palmas-TO.
São 18 (Dezoito) apartamentos, sendo todos suítes com ar condicionado, TV LCD, camas de solteiro (king Size), Wi-Fi, travesseiros, roupa de cama e toalhas de banho. Banheiro com 1 (uma) ducha quente e 1 (uma) ducha fria, sanitários, lavatórios e materiais para higiene pessoal (exceto shampoo). Tudo isso para você se sentir no conforto de sua casa. O rancho possui uma área para refeição com sistema de som e TV LED DE 55 polegadas, uma comida caseira de dar água na boca e aquela bebida geladíssima. Os barcos e motores são equipamentos fundamentais na pesca e oferecem toda a segurança necessária. Disponibilizamos de barcos de 5 e 6 metros plataformados, com motores de polpa e 40hp e motores elétricos de 44 a 54, salva-vidas, assentos e guias de pesca com muita experiência na região.
São Salvador está demonstrando que com visão empreendedora, foco na inovação e parcerias sólidas com o setor privado e o poder público, é possível transformar a realidade socioeconômica de uma região e consolidar uma rota turística que é exemplo de sustentabilidade e inclusão produtiva.
Com essas iniciativas, São Salvador não apenas reforça seu potencial turístico, mas também garante que o desenvolvimento seja equilibrado, integrando as comunidades locais e preservando as riquezas naturais para futuras gerações.