As férias escolares trazem de volta uma das mais antigas brincadeiras infantis: soltar papagaio/pipa. Uma diversão que, sem os cuidados necessários, pode virar um perigo, por causa do uso do cerol, que mistura cola e vidro moído. O material é cortante e pode matar. Mas para que as crianças se divirtam com segurança neste período de descanso das atividades escolares, o projeto Brigada Luz e o Ponto de Cultura Central do Riso realizam neste sábado, 11, o I Festival de Pipas do Projeto Brigada Luz, com apoio do Instituto Social do Tocantins (Isto).
Na oportunidade, crianças e adolescentes do setor Santa Fé IV irão aprender técnicas de confecção de pipa sem a utilização de materiais de risco. “Ainda estamos no início das férias, mas as reclamações já são muitas, especialmente na Região Sul da Capital, por isso vamos ensinar nossas crianças a brincarem de maneira saudável”, disse um dos organizadores do evento, Ten. BM, César Augusto.
O evento contará ainda com a palestra da presidente da Associação Tocantinense de Conselheiros Tutelares, Julane Marise Gomes, que ministrará sobre o direito de brincar e reforçará a conscientização sobre diversão com segurança, especialmente aos pais.
Orientações:
*Evitar brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos
*Procurar locais abertos como praças e parques
* Preferir os papagaios sem rabiolas, pois na maioria dos casos é esta a parte que se prende aos fios, ocasionando acidentes.
*Não suba em lajes e telhados para empinar pipas
*Jamais utilizar linha metálica, como fio de cobre de bobinas, na brincadeira.
*Não fazer pipas com papel laminado pois o risco de choque elétrico é grande.
Programação
8h: Café da Amizade;
9h: Palestra “Direito de Brincar” – Julane Marise Gomes (Presidente da Associação Tocantinense de Conselheiros Tutelares).
10h: Oficina de confecção de pipas e orientação contra o uso de cerol – TEN BM César Augusto.
Local: Av. Pequizeiro, Quadra 11, Lote 22, Santa Fé IV – última casa