Na primeira rodada do estadual Capital e Palmas ficaram no 0 a 0, enquanto que Castelo e Interporto anotaram um gol cada. Em Araguaína o Sparta venceu o Atlético Cerrado por 2×0, o outro jogo seria Alvorada e Força Jovem porém o time de Lavandeira desistiu da disputa.
Alisson Gonçalves
Iniciou-se no sábado (17) o Campeonato Tocantinense de Futebol Sub-19 2019, competição que dá ao campeão direito a disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2021 e a Copa do Brasil Sub-20 de 2020. No caso da Copa São Paulo, o clube deverá ter no mínimo 2 anos de profissionalismo para poder jogar a competição paulista, entretanto a Copa do Brasil Sub-20 não tem exigência quanto ao clube ser profissional.
Na primeira rodada cinco jogos estavam previstos, porém duas partidas não aconteceram. A partida entre Nova Conquista de Santa Fé do Araguaia e Tocantinópolis foi adiada para quarta – feira (21) às 16h em Santa Fé do Araguaia, enquanto que Alvorada e Força Jovem que aconteceria em Alvorada não foi realizada devido a desistência oficializada nesta sexta-feira (16) da equipe do Força Jovem de Lavandeira que alegou dificuldades financeiras.
Os jogos no sábado iniciaram cedo e que Palmas e Capital ficaram no 0x0 no clássico da capital, já o Fhal Porto folgou neste grupo. Outra partida foi em Araguaína, só que na parte da tarde onde a equipe da casa, o Sparta, venceu o Atlético Cerrado de Paraíso por 2×0, o Colinas folgou nesta rodada deste grupo.
Empate no Rezendão
A última partida do sábado (17) envolveu o Castelo de Gurupi e o Interporto de Porto Nacional.
O jogo começou muito movimentado, pois nos primeiros minutos Castelo e Interporto tiveram muitas chances. Castelo abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo com Raphael Lisboa aproveitando passe de Marcus Vinícius dentro da área. Com o resultado desfavorável, o Interporto foi para cima deixando a defesa vulnerável nos contra-ataques. Fim de primeiro tempo Castelo de Gurupi 1×0 Interporto.
O Segundo Tempo começou com o Castelo indo pra cima tanto que aos 11 minutos Raul quase fez o segundo gol aproveitando falha na saída de bola do goleiro Thiago do Interporto. Depois dos 20 minutos o clube de Porto Nacional cresceu no jogo e aos 26 minutos o meia Vanzinha derrubou o atleta do clube portuense dentro da área, pênalti. Na batida o goleiro Yuri do Castelo defendeu a cobrança do atacante de Porto Nacional. O empate veio aos 43 minutos do segundo tempo onde Marlan arrancou pelo meio e deixou o atacante Porto livre para anotar o gol de empate portuense. Fim de jogo Castelo 1×1 Interporto.
O Clube Gurupiense folga neste final de semana pelo Tocantinense Sub-19 e realiza amistoso interestadual em Porangatu/GO, enquanto que o Interporto recebe a AFAGU no General Sampaio pela segunda rodada do Tocantinense Sub-19.