Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 23 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Economia»Pequenos negócios do TO geraram quase 70% das vagas de trabalho criadas em 2023
Economia

Pequenos negócios do TO geraram quase 70% das vagas de trabalho criadas em 2023

Os dados são do Sebrae, a partir do Caged do Ministério da Economia
Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins5 de dezembro de 2023 - 18:172 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O Tocantins alcançou, no último mês de outubro, a marca de 15.223 mil novos empregos gerados desde o início do ano até o mês de outubro. Desse universo, 10.491 – quase 70%, foram criados pelas micro e pequenas empresas. Os dados são de um estudo do Sebrae realizado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

O saldo líquido de empregos gerados considerando apenas o mês de outubro de 2023 no Estado do Tocantins pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) foi de 822. O Setor que mais empregou foi o comércio, seguido do setor de serviços.

O Estado ocupa a quinta posição no ranking dos saldos de empregos gerados pelos pequenos negócios entre as unidades da federação da região Norte, com uma total de 98,6 empregos gerados por mil empregados.

Brasil

No Brasil, mais de 1,78 milhão de novos empregos foram gerados de janeiro a outubro. Deste número, quase 71% foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que corresponde a aproximadamente 1,26 milhão de novos postos de trabalho. Já as médias e grandes geraram 372,4 mil vagas, o que equivale a cerca de 21% do total de empregos.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números mostram, mais uma vez, a força do pequeno negócio e a importância desse segmento para a economia. “São os empreendedores de pequeno porte que têm sustentado o país. São as pessoas que acordam todas as manhãs e fazem o Brasil se movimentar, distribuindo renda, proporcionando inclusão social e a transformação das vidas de bairros e municípios, em todas as regiões. Pela primeira vez na história o Brasil registrou a marca de 100 milhões pessoas ocupadas. E temos uma das menores taxa de desemprego de 7,6%”.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Estratégia e qualificação: Com apoio do Sebrae, Peixe prepara setor turístico para a Temporada de Praia e busca sustentabilidade econômica

23 de abril de 2026 - 10:12

Tocantins registra o maior índice de inadimplência do país, aponta Banco Central

22 de abril de 2026 - 23:00

Logística em Ponto Morto: Pátio da Ferrovia Norte-Sul em Gurupi segue sem operação da Porto Seco e sob uso político

22 de abril de 2026 - 18:34

Mais aumento: imposto de importação de pneus pode mais que dobrar em menos de dois anos e cria risco de monopólio, alerta setor

20 de abril de 2026 - 20:06

Coca-Cola BANDEIRANTES recebe o Troféu da Copa de Execução Coca-Cola Brasil 2025 e reforça cultura de excelência no ponto de venda

20 de abril de 2026 - 18:41

Integração entre Tocantins e Goiás marca visita de superintendente do Senar a Peixe e Gurupi

19 de abril de 2026 - 11:46
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.