Por Wesley Silas
Sem a autorização ambiental junto a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), sem apoiadores como o Sebrae e com a necessidade de investimentos, uma das melhores praias da Tocantins corre o risco de não ter estrutura montada para a temporada de 2015.
A praia que movimenta emprego e renda para a população e atraia milhares de visitantes durante as temporadas, neste ano não será administrada pela Prefeitura.
“Devido a crise que nós estamos, neste ano não vamos tocar a praia porque não temos condições e quem está articulando é associação do Barraqueiro que hoje é presida pela Rosa de Fogo. Pela parte da prefeitura, estamos acreditando que vai dar certo e já nos colocamos à disposição no quer for preciso”, justifica a prefeita da cidade, Neila Pereira dos Santos (PSDB).
![ecopraia-E “A temporada de Peixe continua incerta”, diz representante dos barraqueiros ecopraia-E “A temporada de Peixe continua incerta”, diz representante dos barraqueiros](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/06/ecopraia-E.jpg)
Nesta segunda-feira boatos sobre a possibilidade de um empresário de Gurupi assumir a temporada da praia reacendeu as esperanças dos moradores de Peixe. “Não existe esta possibilidade”, disse Jales Show ao Portal Atitude.
No entanto, a presidente da Associação dos Pequenos Barraqueiros de Peixe, Rosa de Fogo, que atua há 30 anos como proprietária de uma barraca e de uma pousada, afirmou ao Portal Atitude que os moradores de Peixe estão assustados com a possibilidade da temporada não acontecer.
“Na terça-feira da semana passada durante uma ida a dois bancos e uma farmácia vi que todos falavam que a salvação era a Associação. Aquilo me deixou muito sensibilizada em saber que a praia não ia acontecer e estava todo mundo desesperado”, diz Rosa de Fogo.
![ecopraia-A “A temporada de Peixe continua incerta”, diz representante dos barraqueiros ecopraia-A “A temporada de Peixe continua incerta”, diz representante dos barraqueiros](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/06/ecopraia-A.jpg)
Sem apoio em Peixe a solução foi buscar ajuda em Palmas. “Eu liguei em Palmas e peguei algumas informações, pois tem vários deputados e o Governo, pois existem algumas emendas e verbas destinadas ao turismo e estamos aqui hoje para tentar resolver”, disse Rosa de Fogo que busca sensibilizar o Governo para que a temporada aconteça. “Estou em Palmas e tenho uma audiência marcada como presidente da Adtur”, disse.
![ecopraia-B “A temporada de Peixe continua incerta”, diz representante dos barraqueiros ecopraia-B “A temporada de Peixe continua incerta”, diz representante dos barraqueiros](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/06/ecopraia-B.jpg)
Liberação no SPU
Contrariando uma fala da prefeita Neila que afirmou no mês passado ao Portal Atitude que tinha solicitado autorização ambiental junto a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Tocantins ainda no ano passado, a representante dos barqueiros afirmou que a prefeita fez foi autorizar a liberação da praia para terceiros.
“Ela mandou um documento para o SPU liberando a praia para quem quisesse tocar, mas, só que o SPU tem que dar a autorização para entrar para dentro da praia para ser explorada que pode ser dada via prefeitura ou associação e estamos correndo atrás disso”, explicou.
![Praia-Peixe “A temporada de Peixe continua incerta”, diz representante dos barraqueiros Praia-Peixe “A temporada de Peixe continua incerta”, diz representante dos barraqueiros](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Praia-Peixe.jpg)
Com pouca perspectiva de parcerias, a representante dos barqueiros defende que intenção neste ano é montar um estrutura pequena, caso consiga parcerias em Palmas.
“Vamos dar o melhor da gente para ver se a temporada aconteça. Não com as megaestruturas da Prefeitura, até porque, está muito próximo da temporada e nós temos ainda e nós temos ainda conseguir a autorização ambiental junto a Superintendência do Patrimônio da União (SPU)”, disse.
![ecopraia-D “A temporada de Peixe continua incerta”, diz representante dos barraqueiros ecopraia-D “A temporada de Peixe continua incerta”, diz representante dos barraqueiros](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/06/ecopraia-D.jpg)