Por Wesley Silas
Em Gurupi nem todo esporte se converge para o futebol. O programa Atletas do Futuro Sesi tem estimulado 540 alunos à prática do hábito esportivo nas modalidades tênis, vôlei, xadrez e dança.
De acordo com o professor Adriano Rodrigues, em Gurupi, o programa trabalha com 64 alunos na modalidade tênis e, além da promoção de valores na formação pessoal por meio do esporte, os resultados das aulas mostram criam oportunidade para novos talentos. Um exemplo aconteceu no Torneio de Tênis Match Point Open 2015 durante o último final de semana que valeu pontos para o ranking tocantinense de tênis.
Nesta competição as alunas do Atletas do Futuro, Ana Vitória Gonçalves foi campeã na categoria feminino e Milena Carvalho, vice-campeã na mesma categoria. O professor Adriano Rodrigues também participou da competição e levou para casa o título de campeão da 4ª Classe.
“Para mim é um excelente resultado, levando em conta que iniciamos este projeto semente a dois anos e meio. Certamente futuramente aparecerá outros atletas com bons níveis”, disse o professor Adriano.
Sobre o programa:
O Atleta do Futuro é um programa do SESI que utiliza o esporte para promover a educação e a inclusão social de crianças e adolescentes. Em aulas de iniciação motora e prática esportiva são ensinados valores como ética, trabalho em equipe, superação, respeito, autoestima e saúde.
Esses princípios extrapolam as linhas dos campos e quadras e são decisivos para a formação pessoal dos jovens.
O programa também é uma ótima oportunidade de envolver colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em atividades esportivas, ações de solidariedade e trabalho voluntário. Ao adotar o programa, as indústrias brasileiras reconhecem que têm papel fundamental na promoção da cidadania e na formação do caráter e dos valores das crianças e adolescentes que vão construir o futuro do país.