Por volta das 03 da madrugada desta terça-feira, 19, integrentes do Movimento dos Sem Terras (MST), “tocaram o terror” em uma fazenda no município de Fortaleza do Tabocão, próximo a cidade de Pedro Afonso e atearam fogo em áreas rurais.
por Redação
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os integrantes do MST interditaram a BR-235, km 194, no trecho entre a BR-153 e Pedro Afonso com paus, pneus e entulhos e atearam fogo com a utilização combustíveis dentro de garrafas plásticas (coquetel molotov).
“Em ato continuo, colocaram fogo nas áreas rurais às margens da rodovia federal”, informou a PRF.
De acordo com a PRF, os manifestantes protestam contra o cumprimento de mandado reintegração de posse da Fazenda Santa Bárbara que se dará hoje.
“No momento equipes da PRF e PM TO estão no local para preservar a segurança dos usuários, tendo em vista o fogo criminoso, que se alastra na região e risco de intoxicação pela fumaça”, informou a PRF.
O que diz lei:
O Artigo 41 da Lei Federal 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais, estabelece que o ato de provocar uma queimada florestal é punível com pena de dois a quatro anos de reclusão e multa de R$ 3.489,64. Se o ato não for intencional, é caracterizado como culposo, com pena de seis meses a um ano, além da multa.